“Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo”. Colossenses 2:6-8

Quando o texto de hoje foi escrito, havia em Colossos hereges que disseminavam raciocínios falsos e enganosos que excluíam Cristo em favor da tradição humana [1]. Por isso, Paulo relembrava os colossenses de continuar vivendo em Cristo, enraizados e edificados nEle, firmes na fé e cheios de gratidão.

O que aconteceu em Colossos não é muito diferente de hoje. Não tenho dúvidas de que você diariamente se depara com informações enganosas que excluem ou diminuem Cristo Jesus, como, por exemplo, a autossuficiência, o relativismo, a prática das boas obras como ato salvífico (ou mais importante que a pregação do Evangelho), etc.

Por isso, pergunto: a que você tem dado ouvido? À Palavra de Deus que fortalece a fé ou a filosofias vãs que não levam a lugar nenhum? Você pode dizer que sua vida está firmada em Cristo? Você pode dizer que é grata por aquilo que Deus faz ou deixa de fazer? Aconselho você a tirar alguns minutos para responder sinceramente as perguntas acima e listar os argumentos que têm fundamentado suas ações, pensamentos e anseios – Cristo ou filosofias humanas?

Cultive raízes profundas em Cristo e não em vãs filosofias!

Oração: Ó Deus, muito obrigada por Sua Palavra, pois ela me permite discernir a verdadeira filosofia das filosofias humanas. Ajude-me a enraizar minha vida em Ti, tendo firmeza na fé e sendo grata por tudo aquilo que o Senhor faz! Em nome de Jesus Cristo, amém!

[1]  Carlos Osvaldo Cardoso Pinto em “Foco e Desenvolvimento no Novo Testamento”. 2a Edição, pg. 384.