“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.”

Estamos no ano 605 a.C. e o povo de Deus têm sido desobediente a Ele, ignorando o princípio do descanso da terra e não cumprindo os anos sabáticos que Ele havia estabelecido com o propósito de cuidar de Israel e ensiná-los a confiar nEle. Deus manda profetas para alertar o povo, mas o povo não dá ouvidos. Assim, com o mesmo propósito de cuidar e ensinar, Deus disciplina seu povo, e o reino de Judá é entregue aos babilônios.

Daniel é um jovem culto e por isso é selecionado, juntamente com alguns outros, para dar assistência e ensinar ao rei Nabucodonosor sobre a cultura dos caldeus. Ele recebe um novo nome e é obrigado a abandonar sua antiga vida. Por outro lado, recebe alguns benefícios, como morar no palácio e comer o mesmo que o rei. Alguns poderiam ser seduzidos por uma vida luxuosa e acabar se habituando ao cativeiro, mas Daniel tem claro em sua mente a ameaça que essa nova vida traz: ele poderia desobedecer a Deus comendo alimentos dedicados a outros deuses sem saber disso. Assim, ao invés de “deixar para lá”, Daniel toma a decisão de manter-se puro e age corajosamente, pedindo permissão ao seu chefe para se alimentar somente de legumes e água. A princípio o chefe preocupa-se, pensando que essa alimentação o deixaria fraco, mas depois de deixá-lo fazer um “teste” por 10 dias ele reconhece que “a aparência era melhor e estavam eles melhores do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei” (v.15).

Esse episódio nos mostra uma verdade eterna: Deus honra os corações obedientes! (Pv 10:17, 13:6, Sl 37:4). Pense em sua vida hoje. Será que há alguma área em que você tem sido tentada a negociar os princípios bíblicos, ajustando-os ao seu conforto? Será que você identifica facilmente ameaças sutis como Daniel identificou? De que formas você tem sido seduzida por outras coisas e deixado de obedecer a Deus? Lembre-se, Deus honra o coração obediente! Confie na Palavra dEle e desfrute da alegria da vida plena que Ele nos oferece!

Oração: Senhor, ajuda-me a ter olhos atentos para identificar as ameaças que aparecem em minha vida, tentando me fazer negociar os Seus princípios e viver uma vida de conforto! Ajuda-me a ser fiel mesmo nos momentos difíceis, para que eu possa ter um coração obediente a Ti! Amém.