“Então, o rei Dario escreveu aos povos, nações e homens de todas as línguas que habitam em toda terra: Paz vos seja multiplicada! Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou Daniel do poder dos leões. Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.”

Os anos se passaram, e o império de Nabucodonosor passou para seu filho, Belsazar, que acabou perdendo seu domínio para os medos. Em 12 de outubro de 539 a.C., quando Daniel já era um senhor idoso, ele passou a servir Dario, o medo. É nesse contexto que acontece a famosa história de Daniel na cova dos leões.

Os sátrapas e presidentes armam uma cilada para Daniel, e convencem o rei Dario a sancionar uma lei que condenaria o ato de orar a outros deuses que não o próprio rei. Daniel, como nas outras vezes, se recusa a negociar princípios e continua a orar ao Deus verdadeiro, a despeito da ameaça de morte. O resultado? Assim como havia feito com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Deus livra seu servo Daniel de ser engolido por leões e mostra Seu poder e soberania de maneira incontestável. 

Muitas vezes não nos damos conta do quanto nossa postura firme ao lado de Cristo pode impactar vidas, mas na declaração do rei Dario que lemos hoje fica claro o quanto podemos, através de um testemunho convicto e coerente, impactar a vida de pessoas e apontar para Deus como aquele que comanda e governa nossas vidas. Será que sua vida tem apontado para esse Deus? De que maneiras você tem se posicionado firmemente ao lado de Cristo? Tenha certeza que, como vimos desde o primeiro estudo em Daniel, Deus honra o coração obediente!

ORAÇÃO: Pai querido, me ajuda a testemunhar do Seu caráter com minhas ações e palavras. Me ajuda a manter-me firme ao lado de Cristo, mesmo que isso pareça ameaçar minha vida!