Você colhe o que planta: 

A aliança pactual de Deus com o povo de Israel nos fala muito sobre a aliança pactual que desfrutamos em Cristo. Cristo nos salvou e nos libertou da escravidão do pecado, assim como Deus salvou e libertou o povo de Israel da escravidão do Egito. Cristo nos deu uma nova vida e muitas promessas de abundância, assim como os israelitas receberam uma nova vida na Terra Prometida, além de muitas promessas de coisas maravilhosas que Ele ainda iria fazer. Agora, tendo sido salvos e resgatados, temos a possibilidade de viver de verdade, podemos “escolher a vida”, ou “viver de modo digno”, como disse Paulo em Fp 1:27. Temos a possibilidade de obedecer a Deus e vencer o pecado (Hb 12).

No texto de hoje, vemos algumas promessas condicionadas a ações. Deus diz “…coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a Ele…”. O que aconteceria se eles fossem pelo caminho oposto? “Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los, eu hoje lhes declaro que sem dúvida vocês serão destruídos.”

Da mesma maneira, hoje, temos bênçãos em nossa vida cristã que são condicionadas à obediência. Se você, sendo salva em Cristo, escolhe obedecer a Deus, por exemplo, sendo fiel a Ele na administração das suas finanças, Deus honrará sua fidelidade e multiplicará seus recursos. Eu mesma já experimentei disso muitas vezes. Porém, se você, sendo cristã, escolhe desobedecer aos princípios de uma boa mordomia dos recursos que Deus te dá, o que acontecerá? Com certeza você encontrará “destruição”, que nesse caso significa a sensação de preocupação e ansiedade excessiva com finanças, o medo de faltar e, muitas vezes, a escassez de fato virá. Infelizmente também digo isso já tendo provado esse amargo caminho.

Portanto, lembre-se sempre desse princípio: você colhe o que plantou! Ou, como diria o Senhor em Deuteronômio, “Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição”. Qual você vai escolher?

ORAÇÃO: Senhor, te louvo pela salvação e segurança que tenho na aliança por meio de Cristo. Peço que o Senhor me ajude agora a viver de modo digno dessa aliança, a confiar nas promessas e na Sua Palavra para que eu possa escolher sempre o caminho da vida, e não da morte!