Um homem chamado Moisés: 

O fim do livro de Deuteronômio é muito interessante, pois registra o fim da vida de Moisés e a transição de liderança do povo de Israel para Josué. Gosto de olhar para a vida de Moisés, pois embora fosse um homem temente a Deus, ele também era claramente falho e fraco, como qualquer um de nós. Quando viu uma injustiça, certa vez, no ímpeto de sua juventude, ele quis repará-la cometendo outra injustiça (Ex 2:12). Quando teve medo das consequências de suas ações, fugiu (Ex 2:15). Mais tarde, ao ser chamado por Deus para libertar o povo, tentou se esquivar focando apenas nas suas incapacidades e deixando de confiar no poder de Deus (Ex 3-4). E, por fim, depois de muitas outras histórias marcantes, algumas gloriosas, como a travessia do mar, outras nem tanto, como as andanças pelo deserto, se irou contra o povo e Deus o impediu de conduzir o povo na parte final da jornada (Dt 32:51). Ele avistou a Terra Prometida, mas não pôde entrar nela.

Por tudo isso, podemos aprender que Deus se agrada quando nossas fraquezas são evidenciadas, pois são justamente nessas ocasiões que a glória é dada à pessoa certa: o Senhor! Existem elogios a Moisés no texto? Sim! Sua vida foi preciosa, impactou e abençoou a vida de todo o povo! Mas fica também evidente quem estava por trás de tudo isso: “a quem o Senhor conheceu face a face” e “que o Senhor tinha enviado para fazer”. Não somos nada sem Ele! Mas podemos ser incríveis com Ele! Isso me faz lembrar o apóstolo Paulo, outro grande homem de Deus, que afirmou certa vez: “Pois quando sou fraco é que sou forte.” (2 Co 12:10). Não dependa de você mesma! Aceite suas limitações e confie que Deus é poderoso para usá-la como e onde quiser!

ORAÇÃO: Senhor, obrigada pela história do seu servo Moisés. Obrigada porque assim como ele, o Senhor me chama e capacita para ser fiel. Me usa para impactar e abençoar pessoas!