Quando tudo estiver bem, lembre-se de mim: 

Como falamos na semana passada, o livro de Deuteronômio é uma grande pregação de Moisés alertando e lembrando o povo acerca da aliança com Deus antes de entrarem na Terra Prometida. Após peregrinarem por 40 anos no deserto, usando as mesmas roupas, vivendo em tendas e se alimentando apenas de maná diariamente, agora eles teriam uma moradia fixa, um lar, poderiam desenvolver sociedades e acumular riquezas. A “terra que mana leite e mel”, no entanto, poderia ser uma bênção bem aproveitada, mas poderia também ser um motivo de tropeço. “Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor”, alerta Moisés, “Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado, […] o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor”. Que conselho precioso!

Já reparou como quando “tudo está bem”, nós simplesmente nos esquecemos de Deus? Quando as contas estão sendo pagas, quando você tem variedade de roupas e bens, come em restaurante todo fim de semana, tem bons amigos e boas notas, ou um bom emprego, seu coração começa a dizer pra você mesma: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza” e nos esquecemos que, na verdade, “é Ele (Deus) que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados”. 

Você passou por dificuldades, sofreu, clamou perante o Senhor por livramento e Ele te ouviu. Mas agora que tudo está bem, o que aconteceu? Você não ora mais, não se importa em conhecer mais a Deus, nem mesmo se lembra de tudo que Ele já fez por você. Às vezes até a salvação parece algo corriqueiro. Cuidado! Você está correndo muito mais perigo do que quando estava sofrendo em meio a uma provação.

O texto de hoje nos lembra também que Deus muitas vezes nos leva por desertos “para humilhá-los e prová-los, a fim de que tudo fosse bem com vocês”. Deus não é o tipo de pai que faz todas nossas vontades, que nunca diz não e que não suporta nos ver sofrer. Ao contrário, Deus sabe o que é melhor para nós sempre e o que precisamos aprender “para que tudo nos vá bem”. Por isso, muitas vezes é necessário passar por situações difíceis, elas nos livram do perigo da inércia do conforto e nos lembram que éramos escravos, mas fomos resgatados por um poderoso e bondoso Pai.

ORAÇÃO: Senhor, me livre dos perigos do conforto e da vida tranquila! Ajuda-me a desfrutar de bênçãos sem esquecer que vieram de Ti. Me ajuda também nas provações, para que eu persevere sabendo que o Senhor sempre tem o que é melhor pra mim.