Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. Eclesiastes 11:9,10

Muitas vezes quando somos jovens e recebemos conselhos dos nossos pais, avós e até outras pessoas mais velhas, nós pensamos: ai que chatos, eles acham que sabem tudo da vida, mas não percebem que os tempos mudaram, hoje temos muito mais informações do que quando eles tinham a nossa idade!

O autor de Eclesiastes (provavelmente Salomão) já estava no fim de sua vida e deixou sábias palavras para nós jovens – que, com certeza, mesmo mudando tantas coisas desde aquela época, continuam valendo para nós pois neste assunto, os anos passam e as perguntas continuam as mesmas.

E ao contrário de que muitos pensam, esses versículos não estão nos incentivando a viver a vida com tudo que ela nos oferece independente de ser pecado, até mesmo pondo em ação nossos desejos sexuais como nos convém. Na verdade, o que ele está fazendo é nos exortar, jovens, a nos divertirmos sem esquecer que Deus julgará nosso modo de proceder. (Ec 3.17; 12.14).

Pense, você tem levado uma vida volta à satisfação dos seus desejos, sem se preocupar se isto é agradável a Deus? Ou tem seriamente pensado no que Deus pensa, quer e planejou para você?

Que este seja um exercício diário, frente às tantas ofertas que o mundo nós faz, prometendo tanto prazer, que você tire 20 segundos para pensar: será que este é um prazer que Deus planejou para mim?

Oração:  Deus, ajude-me a deixar de lado meus desejos pecaminosos para buscar satisfação no Senhor, pois meus dias são curtos e eu não quero desperdiçá-los naquilo que é passageiro. Ajude-me a me divertir sem negar aquilo que o Senhor quer para mim. Amém!