Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal. Eclesiastes 12:13,14

Temor a Deus é um tema que norteia quase toda a literatura do Antigo Testamento. Mas o que é temer a Deus? Obediência? Sim, mas não só com as atitude em si, mas com respeito, reverencia, admiração e gratidão, afastando-se do mal e da idolatria, e guardando Seus mandamentos, o que pode ser resumido em “Amarás ao Senhor, teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.34-40).

E a conclusão de Eclesiastes é que só somos completos se temermos a Deus,,pois é isso que dá sentido e importância a vida. É em Deus que  encontraremos  a verdadeira vida.
E é Deus que trará julgamento à maneira que viveremos a vida. O que o autor de Eclesiastes diz, no versículo 14, é que a morte não é o fim (2 Co 5.10) – toda nossa vida será analisada por nosso bondoso Senhor (Ec 3.17).

O que aprendemos com isso? Que a vida deve ser vivida com fé, visando os valores do Deus eterno. E que o temor a Deus é o único meio pelo qual a vida pode ser verdadeiramente desfrutada, ao invés de simplesmente aturada, ou desperdiçada à procura de significado em prazeres momentâneos.

Você tem experimentado dessa verdadeira vida, com significado, alegria e verdadeiro prazer? Se sua resposta for sim, então peça a Deus que continue te capacitando a vivê-la. Caso não seja, leia mais uma vez o versículo escolhido essa semana, e peça a Deus para ajudá-la a temê-Lo, começando com questões práticas. Confesse seus pecados a Deus e as atitudes suas que não tem demonstrado temor a Ele, e então pense e escreva como suas atitudes podem demonstrar temor. Peça ajuda a alguém maduro na fé para te acompanhar nesta caminhada e lembre-se que a equipe do Conselhos para Meninas estará a disposição para conversar sobre suas dúvidas.

Oração: Querido Deus, ajuda-me a viver uma vida com significado, que só o Senhor pode dar, pois foi o Senhor quem me criou. Que minhas atitudes demonstrem temor a Ti, e que minha vida seja vivida na perspectiva da eternidade. Perdoe-me, Senhor, por tantas atitudes que não tem agradado a Ti, pela minha busca incessante por prazer, busca que só terá sentido se estiver no Senhor. Obrigada pelo teu cuidado comigo, pela dádiva da vida, e por sua Palavra me nortear sobre como viver. Que minha vida seja um reflexo do que o Senhor planejou antes de o pecado entrar no mundo, e, mesmo com todas as minhas limitações nesse mundo caído, que eu nunca me esqueça que o Senhor preparou a vida eterna para eu desfrutar além dessa vida temporal. Amém.