Pano de fundo do livro: O livro de Eclesiastes é um livro belíssimo que nos leva a pensar a respeito da vida. O livro baseia-se em questionamentos do autor a respeito da futilidade e brevidade da vida, o que o leva a perceber que viver a vida no temor do Senhor é a chave para uma vida significativa em um mundo desprovido de sentido. 

Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” Eclesiastes 3.11

Este versículo mostra a incapacidade do homem frente ao seu Criador, pois não escapamos do soberano plano de Deus para o universo. Deus alinhou o tempo, em sua perspectiva soberana, segundo seus planos e propósitos.

Mas Deus também colocou no coração do homem (no meu e no seu) o anseio pela eternidade (e essa é uma boa maneira de mostrar a uma pessoa que a vida não é um acaso, mas foi criada por um Ser e por um Ser Eterno, pois se não o fosse, não teríamos a ânsia que temos pelo eterno, e se não a tivéssemos, não buscaríamos Deus). E já que este mundo belo, porém perturbado (por causa do pecado), que Deus fez, não supre nossos desejos por completo, percebemos que fomos criadas para a eternidade, onde seremos satisfeitas de modo integral e permanente (atemporal).

Frente a isso, será que você está lembrando que é um ser criado por um Deus eterno, para viver a vida temporal com a perspectiva da eternidade? Está guardando a ânsia demasiada pela satisfação para eternidade? Ou será que você tem tentado suprir seus desejos aqui neste mundo temporal, sem lembrar- se que ele nunca trará satisfação total?

Que em toda sua busca por prazer, você não se esqueça que os prazeres desse mundo não se comparam com os prazeres da eternidade que estão prometidos para aqueles que creem em Cristo Jesus. E que está lembrança possa conduzir seus desejos para prazeres que agradam a Deus. 

Oração: Deus, molde minha mente e coração a ponto de viver esta vida sem esquecer da satisfação eterna que o Senhor me promete na eternidade. Que minha busca incessante por satisfação nesse mundo temporal não norteie minhas ações, pensamentos e palavras, mas sim o que agradar o Deus que me criou para uma vida eterna. Ajude-me a viver com a lembrança que o prazer foi feito por Ti, porém há uma maneira certa de aproveitá-lo.

Obs: Se você tiver dúvidas de como desfrutar dos prazeres da vida de forma piedosa, leia as devocionais das próximas semanas.