Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus dá ao homem, pois essa é a sua recompensa. E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. Raramente essa pessoa reflete no fato de que a sua vida é curta, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração. Eclesiastes 5:18-20

Vimos na primeira devocional, onde apresentei o pano de fundo do livro de Eclesiastes, que o autor trata das futilidades da vida. Tudo que momentaneamente achamos ser o essencial, na verdade é supérfluo, passa, e nada faz sentido. E, aparentemente, temos a impressão que o autor é meio “deprê”: nada é bom para ele, ele não vê prazer em nada.

Porém, é nos versículos acima que vemos onde o autor faz a primeira conclusão de seus pensamentos sobre o desfrute, depois de tanto questionar, observar, experimentar e filosofar: Ele não está dizendo que a vida não deve ser aproveitada já que tudo vai acabar, na verdade é bem o contrário disso, ele está afirmando que a vida deve ser vivida e aproveitada (veja o começo do versículo 18), porém com a noção exata de que a vida é uma dadiva de Deus, é um presente a ser desfrutado, portanto o justo (sábio) desfruta da vida enquanto lembra de Deus e Suas dádivas dadas a nós.

Se a vida é um presente de Deus a ser desfrutado, será que você tem desfrutado dos prazeres – trabalho, lazer, dinheiro, estudos –  da forma devida? Você tem dado valor à vida que Deus te deu? Ou está passando pela vida com a sensação de que ela deveria já ter acabado? Será que ao invés de desfrutar da vida que Deus te deu, você está presa aos questionamentos, “sabedorias” e filosofias mundanas a ponto de a vida começar a não fazer sentido?

Meninas, vejam a vida como ela deve ser vivida – uma dádiva de Deus para vocês, e se é uma dadiva dEle para você, viva conforme Ele a fez para ser desfrutada.

Oração: Deus, que eu possa ser encorajada por Tua palavra a entender e viver a vida como uma dádiva do Senhor, e que meus medos, dúvidas e anseios sejam deixados aos pés daquele que morreu por mim, Cristo Jesus. Amém!