Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:8-10

Muitos creem que alcançamos a salvação por meio das boas obras, ou, o que muitos chamam, “ações do bem”. No entanto, o texto de hoje mostra o contrário. Nós somos salvas pela graça[1] , por meio da fé[2] e para as boas obras. Ou seja, as boas obras são consequências de alguém que já tem uma vida com Deus.

Mas, afinal, o que são boas obras? Boas obras é TUDO o que fazemos que GLORIFICA a Deus[3], que TESTEMUNHA que somos de Cristo[4] e que DEMONSTRA GRATIDÃO a Ele por tudo o que Ele mesmo fez, faz e fará[5].

Então, a grande questão deste texto para a nossa vida é: o que as suas ações demonstram? Demonstram que você precisa fazer o bem para se achegar a Deus (salvação por obras)? Ou demonstram que, por causa de Cristo, pode ter boas atitudes (salvação pela graça, por meio da fé e, então, para as boas obras)?

Querida leitora, se você crê que suas boas ações são consequência de uma vida com Deus, então está no caminho certo. Por isso, a próxima questão é: como está a sua vida com Deus? Quanto tempo você gasta aprendendo mais quem é Ele e quem é você nas Bíblia? Quanto você se dedica a oração? Quanto você luta contra os seus pecados? Lembre-se: assim como uma árvore só cresce e dá bons frutos se suas raízes estiverem firmes e sugando os bons nutrientes de um solo fértil, você somente poderá dar frutos se estiver ligada ao solo fértil, Deus, que te salvou pela graça e por meio da fé!

Oração: Deus, eu lhe agradeço por ter me salvado mesmo que eu não merecesse. Obrigada porque hoje eu posso fazer boas obras verdadeiramente. Por isso, ajude-me a ser coerente com quem eu sou em Cristo: que glorifique a Deus, que testemunhe aos outros que sou dEle e que demonstre a minha gratidão a Ele.

 


[1] O pecado nos separou de Deus. No entanto, a graça de Deus nos permitiu chegar até o Pai por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Jesus era o único que poderia fazer, pois era santo e Deus (cf. Hb 7). A graça de Deus nos capacita a ser o que não somos, a ter o que não teríamos e a fazer o que não faríamos.[1]

[2] A grosso modo, fé é confiar/crer em algo. Se tratando da fé em Cristo, pode parecer contraditório, mas, na verdade, o conceito é complementar: Deus, em Cristo, nos capacitou a ter fé nEle, e essa capacidade é demonstrada por nossa decisão de confiar/crer em Deus.

[3] “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. 1Co 10.31

[4] “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. Mateus 5:16

[5] “…para que mostremos, com toda a nossa vida, que somos gratos a Deus por tudo que Ele fez e para que Ele seja louvado através de nós”. Catecismo de Heidelberg