“Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo”. Efésios 2:11-13

UM POVO SEM CRISTO

Os gentios não conheciam a Cristo, e, consequentemente, não tinham relacionamento com Ele. Eles viviam segundo seus próprios desejos e pensamentos (veja o verso 3).

UM POVO SEPARADOS DA COMUNIDADE DE ISRAEL E ESTRANGEIRO ÀS ALIANÇAS DA PROMESSA

Os judeus eram o povo de Deus e Deus era o Senhor dos judeus. Por causa disso, os judeus desfrutavam das alianças que o Senhor havia feito com eles. Em contrapartida, os gentios não faziam parte do povo escolhido e, por isso, não usufruíam das alianças.

UM POVO SEM ESPERANÇA E SEM DEUS

Uma vida sem Deus é, consequentemente, uma vida sem esperança. Sem esperança de uma vitória sobre a morte (veja 1 Tessalonicenses 4.13-18)[1].

As três características descritas acima revelam quem eram os gentios – e se gentio é qualquer um que não seja israelita, que não seja parte do povo escolhido, nós também o somos, e estávamos distantes de Deus. No entanto, o último trecho do texto diz que em Cristo Jesus, nós, que antes estávamos longe, fomos aproximadas mediante o sangue de Cristo.

Por causa do sangue de Cristo, eu e você hoje fazemos parte do Seu povo e, por isso, vivemos as condições contrárias de antes: temos Cristo, fazemos parte de Seu povo que consequentemente nos permite desfrutar de Suas alianças e temos esperança de uma vitória sobre a morte!

Você já pensou nisso? Você já considerou quão privilegiadas nós somos por causa do sangue de Cristo derramado na cruz? Você já imaginou que a vida que temos hoje é completamente diferente daqueles que não conhecem o Senhor (veja outras características daqueles que não O conhecem em Efésios 1.1-3)? Você tem buscado reconhecer isso ou tem diminuído o que Cristo fez por você? Quantas vezes você já agradeceu por isso?

Oração: Oh, Deus, eu só tenho motivos para agradecer! Agradeço-te por Cristo Jesus que morreu naquela cruz em meu lugar, permitindo-me viver completamente diferente. Hoje tenho a Ti, desfruto dos privilégios de fazer parte do Seu povo e tenho esperança! Oh, Pai, obrigada! Ajude-me a reconhecer tais presentes diariamente por todo a minha vida. Em nome daquEle que fez isso possível, Jesus Cristo, amém!

 


[1] LOPES, Hernandes Dias. Efésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo. p., 63.