Leia Êxodo 16

Murmuração contra Deus 

O povo de Israel ficou anos escravizado no Egito, comendo os restos de alimentos e sendo castigado, caso se não realizassem o seu trabalho pesado. Deus, misericordioso, ouviu seu gemido e levantou um líder, salvando-os os do domínio dos egípcios e os direcionando para uma terra próspera e frutífera. Magnífico! Além de serem preservados e protegidos, puderam ter seu relacionamento com Deus restaurado. Não havia motivo para reclamarem da benção da libertação, somente deviam agradecer e responder com obediência as maravilhas que Ele estava operando. MAS, após caminharem pelo deserto, esqueceram rapidamente dos feitos do Senhor e se queixaram a Moisés e Arão sobre seus alimentos e ainda foram saudosistas quanto a vida mesquinha que levavam no Egito (Ex. 16.3).  Preferiam à vida de escravidão e escassez a caminhada no deserto com Deus que somente requeria atos de fé. De fato, o período do deserto não era fácil, mas era o lugar mais seguro onde podiam estar, no centro da vontade de Deus. E Ele certamente estava cuidando de tudo, bastava que confiassem nEle, o único que poderia suprir todas as suas necessidades.

Ele supriu o alimento por meio do maná de manhã, tipo de pão que caia do céu diariamente (16.4-5) e por meio das codornas à tarde (16.7), mostrando sua provisão e ressaltando quem Ele era, mostrando que domina sobre tudo e sobre todos.  Seu povo deveria apenas descansar em sua provisão, cuidado, poder, soberania e amor. O povo deveria saber que Ele supre TUDO que precisavam!

Ao ler este capítulo, questionei-me o porquê de tanta reclamação. Peguei-me olhando para minha vida, como eu sou como povo que estava no deserto. Como esquecemos rapidamente de quem Ele é, do que Ele faz e da certeza de que amanhã Ele continuará sendo o mesmo Deus, e que podemos descansar e sermos gratas por quem Ele é! Todos os dias temos milhões de motivos para sermos gratas, mesmo que tudo ao redor diga que NÃO! Em Cristo temos o privilégio de nos relacionar profundamente com Ele, de uma maneira que podemos ver a SUA graça em meio a desgraça, que frutificará em um coração mais grato, ao invés de murmurador! Como John Pipper escreveu “Deus é mais glorificado em nós, quando somos mais satisfeitas nEle”. O que Ele não nos dá é porque não precisamos.

No seu dia a dia! Você é grata a Deus? Ou murmura por aquilo que não dá certo? Comece hoje mesmo a descansar na soberania de Deus e experimentar a Sua doce providência! Ele sabe o melhor, aprenda a enxergar Deus no dia a dia! Ouça também a música Confiança do Projeto Sola e reflita sobre tudo isso.

 

Oração: Deus, gracioso e misericordioso, como sou insatisfeita! Como eu quero mais e mais, e esqueço daquilo que o Senhor tem suprido e como tem mostrado Sua graça em minha vida! Perdoe-me por estar olhando para o terreno e não para o eterno! Que eu descanse em quem Tu és e que meu coração transborde em gratidão, olhando com uma perspectiva bíblica e não egoísta para Teus feitos em minha vida. Obrigada por constantemente me ensinar por meio de Sua Palavra e que sempre possa gerar transformação em minha vida para se tornar parecida com Seu Filho, amém!