“Portanto, diga ao povo de Israel: ‘Eu sou o SENHOR. Eu os libertarei da opressão e os livrarei da escravidão no Egito. Eu os resgatarei com meu braço poderoso e com grandes atos de julgamento. Eu os tomarei como meu povo e serei o seu Deus. Então vocês saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, que os libertou da opressão no Egito.”  Êxodo‬ ‭6.6-7‬ ‭

Nosso Deus é o SENHOR sobre tudo e sobre o povo! Essa afirmação, neste versículo, mostra claramente que Ele é o único Deus! O povo estava por muitos anos sob influência dos costumes do Egito, adoravam deuses falsos e esqueceram-se do seu Deus, O verdadeiro! Neste trecho da Bíblia, Ele diz para Moisés pronunciar para o Seu povo quem Ele é! O poderoso, salvador… o seu Deus.

As dez pragas e a saída de Israel com a abertura do Mar Vermelho não foram para mostrar para os egípcios quem Ele é. Não era esse o Seu propósito! Foram para mostrar para o Seu povo, para que eles vissem Seus atos de poder, atos que nenhum falso deus poderia realizar! O povo estava no início do relacionamento com Ele e Deus quis purificá-lo da idolatria. Ele quis que relembrassem de Seus feitos para com os seus antepassados e que conhecessem profundamente o seu Senhor, que os tirou da opressão do Egito para terem uma vida abundante com Ele.

Olhando para a história, podemos ver um prenúncio do que ainda viria: o Salvador! Aquele que nos tiraria da opressão do pecado e nos daria uma nova vida! Só um Deus poderoso e verdadeiro poderia nos transformar, nos dar liberdade, nos dar vida! Em Cristo podemos conhecer o poder e a graça de Deus em nossas vidas! Ninguém poderia nos salvar de nós mesmos, se não fosse por ELE! Somente Ele tem poder para mudar a realidade pecaminosa existente! Podemos ter um relacionamento profundo com Deus por meio de Cristo, conhecer o Seu poder que governa tudo e que é maior do que TODOS! Ele é o nosso Senhor! Que possamos lembrar deste poder e da graça que nos salvou de nós mesmos!

Oração: Deus Poderoso! Obrigada pela Tua Palavra, que nos conta histórias difíceis, mas recheadas com o Teu amor, com a Tua soberania e que nos servem de exemplo para aprendermos. Obrigada porque o Senhor, por meio de Jesus, nos livrou da escravidão do pecado e, por isso, podemos nos aproximar no presente de Ti e ter a esperança de viver o futuro eterno ao Teu lado. Ajude-nos a viver em obediência e manter o relacionamento sempre profundo contigo. Em nome de Jesus, amém!