“Assim diz o Senhor Soberano: ‘Tire sua coroa coberta de joias, pois o antigo sistema está para mudar. Os humildes serão exaltados, e os orgulhosos, humilhados. Destruição! Destruição! Certamente destruirei o reino, e não será restaurado até que venha aquele que tem o direito de julgá-lo; então o entregarei a ele.’”  Ezequiel 21:26,27

No capítulo 21, Ezequiel profetiza sobre Jerusalém o juízo iminente de Deus. Os líderes haviam feito um acordo com os babilônicos e acharam que por isso não seriam atacados (vs. 23). Por isso, foram pegos de surpresa com a destruição da cidade fortificada. Deus, em sua soberania, usou os babilônicos para lembrar Israel de sua rebeldia contra YAHWEH. O povo havia se esquecido da aliança de Abraão de tal forma, que sequer tentavam esconder os seus pecados (vs. 24).

Ao longo de todo o capítulo, vemos Ezequiel profetizar o juízo de Deus para o povo. Contudo, os versos 26 e 27 apontam para uma mudança de paradigma, uma esperança futura: “até que venha aquele que tem o direito de julgá-lo”. A redenção de Israel, e de todas as nações, havia sido anunciada: Cristo viria e o reino lhe seria entregue. Nós sabemos que a profecia foi cumprida. Jesus veio e estabeleceu no Calvário uma nova aliança.

Em muito nos parecemos com o povo rebelde e nos esquecemos da aliança celebrada na Cruz. Temos pecados que não nos arrependemos e insistimos em repetir. O que você tem escondido? Ou o que você já nem se importa mais em cometer? Há redenção única e exclusivamente em Jesus.

Oração: Senhor, eu sei bem onde tenho insistido em pecar. Quebranta o meu coração e, por favor, me perdoa. Não quero viver em rebeldia, como o povo de Israel.

Por Ana Luise Sabatier