“Sim, eu lhes darei bons pastos nas altas colinas de Israel. Elas se deitarão em lugares agradáveis e se alimentarão nos pastos verdes das colinas. Eu mesmo cuidarei delas e lhes darei lugar para descansar, diz o Senhor Soberano. Procurarei as perdidas que se desgarraram e as trarei de volta. Enfaixarei as ovelhas feridas e fortalecerei as fracas.” (Ezequiel 34: 14-16a – NVT)

No capítulo 34, Ezequiel, guiado pelo Senhor, exorta os pastores de ovelhas por terem deixado de apascentar o seu rebanho. A figura dos pastores representa os líderes religiosos da época e as ovelhas representam o próprio povo de Israel. Aqueles que haviam sido chamados por Deus para cuidarem das pessoas e as conduzirem espiritualmente, como o Bom Pastor, haviam deixado de obedecer ao Senhor e o rebanho havia sido espalhado.

É maravilhoso ver que, apesar dos pastores ruins, Deus é o bom pastor (Salmo 23:1). Deus reuniria o seu rebanho, “eu mesmo procurarei minhas ovelhas e as encontrarei” (vs. 11). Jesus é o nosso bom pastor (João 10: 11 e 14), que conhece cada uma de suas ovelhas e dá a sua própria vida em favor delas. 

Assim como o povo de Israel não poderia retornar aos bons pastos sozinho, nós não poderíamos ser atraídas aos cuidados do Bom Pastor sozinhas. É o Senhor quem nos encontra, conduz, restaura e dá a vida. Ele traz de volta aquelas que se perderam e cuida das nossas feridas. Isso é maravilhoso! Podemos descansar nEle.

Oração: Obrigada, Senhor, por me conduzir. Porque o Senhor providencia o descanso, o alimento e o retorno ao Senhor. Não há nada que eu possa fazer para merecer o Seu amor. Por isso, desejo dedicar a minha vida em gratidão ao Senhor.

 

Ana Luise Sabatier.