“Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” Filipenses 1:20-21

Paulo estava preso em Roma quando escreveu a carta aos Filipenses, estava aguardando sua sentença de vida ou morte. Sem saber ao certo o que estava para acontecer, Paulo começa a refletir sobre as vantagens de estar vivo e de estar morto. Se ele continuasse vivo, ele poderia prosseguir com o trabalho de proclamar o evangelho de Cristo, mesmo sob perseguição, açoites ou cadeias, circunstâncias que já faziam parte de seu ministério. Se a sentença fosse de morte, ele, finalmente, alcançaria o maior anseio de sua alma, encontrar-se com Cristo e desfrutar de toda plenitude de Sua presença eternamente. Em ambos os casos, Paulo estava convicto, a despeito de qualquer sofrimento que ele pudesse passar, que o nome de Cristo seria glorificado.

Por misericórdia de Deus, não moramos num país com perseguição ao Evangelho. Não estamos sujeitas a ir para a prisão por possuir uma Bíblia ou falar de Cristo! No entanto, podemos aprender muito com o exemplo de Paulo. Se você olhar para sua vida, pode afirmar que Cristo tem sido glorificado em todos os aspectos? Independentemente de circunstâncias ou pessoas, seu testemunho e seu desejo de glorificar a Deus tem sido realidade no seu dia a dia? O quanto você vive sob a perspectiva da eternidade, sabendo que as glórias e paixões do mundo são passageiras e que sua pátria não é daqui?

Oração: Pai, ajuda-me a viver uma vida que reflita Cristo em todos os detalhes: na minha luta contra o pecado, na minha busca por um caráter transformado e em meu desejo de amar e me doar mais pelas pessoas com quem me relaciono. Peço, também, que eu esteja sempre consciente de que vivo por algo maior do que eu mesma, que o sentido da minha vida é te glorificar, sabendo que quando eu chegar ao fim estarei contigo por toda a eternidade. Que as palavras de Paulo sejam reais também para mim: o viver é Cristo e o morrer é lucro. Amém!