“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” Filipenses 2:5-8

Um dos temas tratados na carta de Filipenses é a unidade da Igreja que deve ser baseada no amor fraternal. A exortação de Paulo é que para que haja essa mutualidade na vivência da Igreja, é necessário em cada membro um coração humilde com motivações legítimas, que considera a edificação do próximo em primeiro lugar. Como exemplo, ele usa nada menos do que a própria atitude humilde de Cristo ao abrir mão temporariamente de sua glória para revestir-se da fragilidade da carne humana. Isso porque Ele sabia que era necessário sofrer para que pudesse salvar a o mundo e interceder pelos seus diante do Pai. A motivação de Cristo foi “outrocêntrica”: seu sofrimento, seu sangue, sua morte pela redenção de sua amada Igreja.

Qual é sua atitude com sua mãe quando ela lhe pede algo que você não está disposta a fazer? Qual é sua atitude com aquela menina que você não curte muito, acha chata ou metida? Qual é sua atitude quando você quer provar que sua ideia é melhor do que a dos outros ou que a sua opinião é mais importante e inteligente? Qual é sua atitude com seu irmão ou irmã em uma discussão? Como você trata aqueles que te decepcionam? Será, realmente, que priorizamos os outros em nosso dia a dia e que humildade tem sido a marca de nossos relacionamentos?

Oração: Deus, por favor, transforma meu coração (tantas vezes duro) em um coração que reflete a humildade de Cristo. Que humildade possa ser a marca de todos os relacionamentos que possuo. Todos! Até mesmo os mais difíceis… Em nome de Cristo, amém.