“Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.” Filipenses 3.7-9

Se fôssemos encontrar uma expressão atual para descrever Paulo, poderíamos dizer que ele era “o cara!”. Contextualizando, era como se ele tivesse um pós doutorado, uma alta posição social e um excelente cargo numa multinacional. Em termos de aspirações em vida, Paulo era e tinha tudo que qualquer judeu da época gostaria de ser e ter. Mas em determinado momento de sua história, constrangido pelo amor de Cristo, ele entendeu que sua vida não era sobre si mesmo ou sobre suas aspirações. Todo esse status, ele afirma que considerava como lucro, mas que a partir de seu encontro com Cristo, percebeu que não era nada e seu Salvador era tudo. Ele chega a comparar toda sua posição com esterco diante do privilégio de ser encontrado e de pertencer a Cristo!

Não é errado você ter sonhos de uma carreira profissional, um emprego estável, uma família, etc. O problema é o lugar que essas coisas ocupam em seu coração! Se elas são o objetivo de felicidade maior e exclusiva em sua vida, motivo de orgulho que te faz sentir superior a outros ou manutenção de uma imagem que você gosta de vender para as pessoas porque se preocupa muito com o que elas pensam de você, aí sim essas aspirações serão pecaminosas. Qualquer conquista ou posição que você possua são secundárias e não podem jamais ofuscar seu amor maior por Cristo Jesus e Sua salvação. Um bom filtro para você é: imagine-se não realizando um dos seus “tão preciosos sonhos” na vida ou perdendo algo/alguém que você ama muito. Você seria capaz de continuar firme em sua fé e estar satisfeita em Deus com as circunstâncias de sua vida?

Oração: Pai, ensina-me a não amar demais a vida que eu tenho neste mundo, nem quaisquer benefícios que ela possa me trazer. Lembra-me que estou aqui de passagem e que meu objetivo é ser transformada e encontrada em Ti até estar contigo na eternidade. A Ti eu rendo meu amor maior! Em nome de Jesus, amém!