“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4.4-8

O tema “contentamento no Senhor” é recorrente em toda a carta de Filipenses. O Apóstolo Paulo está lembrando os crentes que apesar de suas algemas, a alegria genuína é possível pois ela não depende das circunstâncias, mas da salvação em Cristo. Quando o apóstolo exorta os crentes a que se alegrem no Senhor, ele não está dizendo que as circunstâncias serão fáceis, mas que em todas elas é possível confiar na segurança de que Deus tem todo o controle nas mãos. Em seguida, o texto ressalta a importância de um espírito manso que mantém relacionamentos baseados no amor fraternal. Por fim, Paulo afirma que não há motivos para um coração ficar ansioso se é possível levar tudo a Deus em oração com suplicas e gratidão. É uma progressão de atitudes (contentamento, amabilidade, confiança e gratidão) que resultarão numa percepção clara da paz que temos em Cristo por meio da salvação que recebemos.

É importante lembrar que foi Deus quem inspirou Paulo para que escrevesse essa carta. Assim sendo, é a Palavra do próprio Deus que está amorosamente nos alertando sobre condutas que, na dependência d’Ele, podemos tomar. Se Ele ordenou, é porque é possível obedecer. E a promessa em consequência é a paz que não pode ser explicada pela razão humana. Como está seu coração? Você se considera satisfeita com as circunstâncias da sua vida? Seus relacionamentos refletem amor e mansidão? Você fica ansiosa quando perde o controle da situação? Seu coração é grato por tudo o que Deus faz ou é murmurador? Você tem aberto seu coração diante de Deus, buscando comunhão com seu Pai?

Oração: Deus querido, ajuda-me a estar satisfeita no Senhor, a cultivar um caráter manso e amoroso, a não andar ansiosa por nada, mas confiar que o Senhor dirige e sustenta minha vida! Livra-me da murmuração e ingratidão do meu coração, sei que o Senhor é bom e me dá muito além do que eu preciso. Quero desfrutar da verdadeira paz que só encontro em Ti. Quando for difícil obedecer, lembra-me que em dependência do Senhor eu consigo prosseguir e fazer o que é correto diante de Ti. Em nome de Jesus, Amém!