Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. […] Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.26,27

Se pudesse resumir em uma palavra este versículo, seria complexidade. Contudo, paradoxalmente, ensina-nos lições simples devido aos seus vários elementos. Primeiro, gostaria de atentá-las para a palavra “façamos”. Quem seriam os envolvidos na criação juntamente com Deus para esta palavra aparecer no plural? Por meio de outros versículos da Bíblia, entendemos que é Jesus Cristo (Cl 1.16) e o Espírito Santo (Gn 1.2).  Eles são um e igualmente poderosos! Isso deve nos levar a adoração, pois Deus é mais do que podemos entender racionalmente e grandioso demais por ser o responsável pela criação do que somos e de onde habitamos. Deus é O criador!

Outro aspecto que devemos nos atentar é para as palavras “imagem” e “semelhança”. Estas foram escritas originalmente em hebraico, e, apesar de distintas, apresentavam a mesma realidade: o homem é a imagem de Deus. Diferente dos animais, o homem tem uma alma e intelecto (relacionado com a capacidade de se comunicar, pensar, decidir, ter personalidade e consciência). E antes da queda, também significava que o homem tinha uma natureza sem pecado, mas sempre com potencial para pecar. Isso deveria nos levar a obediência, pois não estamos aqui por mero acaso, mas porque existimos com o propósito de glorificá-lO com nossas peculiaridades. Todo o nosso ser (alma, razão, emoção), deve glorifica-lO!

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém” Romanos 11.36

Você traz a memória, por meio da leitura da Palavra e da oração constantes, a grandeza do Criador? Você faz planos que glorifiquem a Deus? Você escolhe caminhos que O obedecem?

Oração: Pai, muito obrigada por ser quem És! Deus maravilhoso e criador de tudo. Eu te amo! Desculpe-me por tantas vezes agir sem o devido respeito para contigo e esquecer quem tu és e quem eu sou. Endireita meus passos para que eu viva ti glorificando, sem desperdiçar minha vida. Amém!