“Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês”. Gênesis 45.5

Esse versículo diz respeito a um trecho importante da história de José, um jovem que foi vendido por seus irmãos porque eles sentiam inveja dele (Gn 37). Depois de ser vendido, José passou por muitos outros desafios, adaptou-se em meio a uma cultura diferente, foi assediado, desacreditado, preso, etc. E neste momento, depois de muito tempo, reencontrou seus irmãos que o trataram mal como uma autoridade sobre eles, como governador do Egito.

Em muitos momentos de crise, questionamos a Deus. Mas Ele sabe o que é melhor para cada um e permite até mesmo desafios grandes para nos aproximar dEle (Rm 8.28). Imagine quanto sofrimento José passou! Mas Ele foi usado por Deus para salvar vidas que padeceriam de fome no Egito. O sofrimento dele foi convertido em benção para muitos. Deus nem sempre mostra o propósito do nosso sofrimento, como notadamente aconteceu com José, mas precisamos confiar que Ele escreve nossa história da melhor maneira para o nosso bem, mesmo que seja difícil. José entendeu essa lição e de tal forma que perdoou seus irmãos pela maldade deles, acreditando que Deus o colocou naquela posição. Ele poderia ter ignorado seus irmãos e sua família, mas, pelo contrário, ofereceu o melhor para eles (v17). José, contudo, não é um herói por seus feitos, mas um exemplo a ser seguido para louvarmos o verdadeiro herói, nosso Deus. Ele é o autor e a principal personagem de nossa história, a quem devemos toda honra mesmo na tristeza.

Você já agradeceu a Deus por seus momentos de crise? Tem procurado buscar mais dEle nesses dias? Já perdoou alguém que lhe magoou?

Oração: Pai, muito obrigada por todas as situações que nos coloca, ajude-nos a passar por elas sempre te engrandecendo e sendo boas testemunhas. Ajude-nos a perdoar também assim como nos perdoa. E muito obrigada pelas lições de tua Palavra que são tão preciosas! Amém!