A DUREZA DE ISRAEL

“Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: ‘Ouça os termos desta aliança; e repita-os ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém. Diga-lhes que assim diz o Senhor, o Deus de Israel: (…) Obedeçam-me e façam tudo o que ordeno, e vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. (…) Mas eles não me ouviram nem me deram atenção; ao contrário, seguiram os seus corações duros e maus. Por isso eu trouxe sobre eles todas as maldições desta aliança, que eu tinha ordenado que cumprissem, mas que eles não cumpriram’”. Jeremias‬ ‭11:1-4‬, 8

Como vimos na semana passada, o Senhor permaneceu fiel à Sua aliança com Israel, mesmo diante da rebeldia da nação. Esta aliança era condicional, o povo desfrutaria de grandes bençãos se fosse obediente, mas sofreria duras consequências se endurecesse o coração. Tudo isso foi avisado pelo Senhor, e mesmo diante dos primeiros atos de desobediência, Deus levantou profetas para alertarem o povo a respeito de sua obstinação.

O povo santo, escolhido por Deus e que deveria ser luz para testemunhar a respeito dEle para as outras nações, envolveu-se em idolatria, corrompeu-se pelas crenças de povos vizinhos, chegando ao ponto de envolverem-se com prostituição cultual e sacrifício de crianças. Até que Deus não pôde mais conter sua ira, e Israel acabou por sofrer as consequências de sua desobediência.

Deus é amor! A Bíblia nos ensina claramente sobre isso. Mas nosso entendimento de amor é sentimentalista e nos afasta de um real entendimento do amor divino. O fato de Deus ser amor implica também em sua justiça, e o fato de Deus ser justo, significa que sua ira é derramada de forma justa quando sua santidade é manchada. Ele é Deus, nós não somos. O entendimento de sua justiça deve nos levar a temê-Lo com toda a reverência, a obodecê-Lo em resposta à nossa salvação, a contemplá-Lo na totalidade de quem Ele é: fiel, bondoso, amoroso, salvador, santo e justo.

Oração: Senhor, meu coração é tão duro quanto o de Israel, e preciso da Tua Graça todos os dias para ser transformada à imagem de Teu Filho, que foi manso e humilde, para Tua glória! Obrigada pelo Teu amor e Tua justiça, que o entendimento dessa verdade me leve a adorá-lo de todo meu coração. Amém!