“Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Visto que vocês não ouviram as minhas palavras, convocarei todos os povos do norte e o meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia’, declara o Senhor, ‘e os trarei para atacar esta terra, (…). Eu os destruirei completamente e os farei um objeto de pavor e de zombaria, e uma ruína permanente. (…) Toda esta terra se tornará uma ruína desolada, e essas nações estarão sujeitas ao rei da Babilônia durante setenta anos’.” ‭‭Jeremias‬ ‭25:8-11‬ ‭

Como tantas vezes anunciado pelo Senhor, para que houvesse a possibilidade de arrependimento, a disciplina do povo de Israel chegou: exílio e destruição. Eles não se submeteram à aliança que Deus fez com eles e, como visto semana passada, cometeram atrocidades que evidenciaram a dureza de seus corações diante de Seu Criador. A dor e o sofrimento foram instrumentos nas mãos de Deus para corrigir Seu povo e mostrar Sua santidade. Mas mesmo em meio ao justo veredicto de culpa de Israel, o Senhor também trouxe esperança, pois havia data marcada para o fim da dominação estrangeira: setenta anos. No livro de Lamentações, o mesmo profeta Jeremias afirma, já exilado, que o Senhor não rejeita para sempre, Ele demonstraria compaixão, pois seu amor é infalível (Lm 3.31-32).

A Bíblia afirma em Hb 12.6 que Deus disciplina a quem ama. Isso vale para todo aquele que teve seu coração redimido por Jesus. Todas nós, por conta de nossa carne corrompida, estamos sujeitas ao engano do pecado. É por meio de uma expressão de amor, para que sejam quebrantados e restaurados, que Deus corrige seus filhos. Isso para que o coração humano, desesperadamente orgulhoso, se dê conta de sua insignificância diante da grandeza de Seu Senhor. Ele “(…) nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade” (Hb 12.10).

Oração: Senhor, que assim como Davi, eu possa orar: “(…) vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (Sl 139.24). Que diante da tua disciplina, expressão do teu amor em face da dureza do meu coração, eu tenha discernimento vindo de Ti para saber que o Senhor está me conduzindo ao caminho eterno. Amém.