Se você leu os versículos da nossa devocional de hoje, percebeu que o capítulo não é tão fácil e nem gera muito entusiasmo, porém, quero lhe encorajar fortemente a ler e acompanhar durante esse mês o pequeno livro de Joel, que é surpreendentemente oportuno para o que vivemos atualmente. Ficou curioso? Então vamos começar!

Quando Joel escreveu o livro, uma longa seca e uma grande invasão de gafanhotos havia devastado Israel, trazendo uma fraqueza econômica que tornou o Reino do Sul bem vulnerável. Você pode pensar, como gafanhotos destruíram a economia? Porque ela simplesmente era movida pela agricultura do local. O capítulo 1 descreve esse desastre (vs. 1-12) como uma ilustração sobre o castigo divino vindouro (que ele relatará durante o livro) e um chamado ao arrependimento (vs. 13-20).

A primeira coisa que me veio à mente quando finalizei minhas leituras desse capítulo foi: Pandemia. A seca e a invasão dos gafanhotos afetaram desde os beberrões aos lavradores, dos sacerdotes ao gado, ninguém escapou de sofrer. A pandemia que vivemos atualmente afetou a todos, em algum grau… Infelizmente uns mais que outros, certamente a pandemia tem um agravante para os que sofreram perdas, mas nada se compara às perdas de parentes e amigos. 

Joel poderia finalizar esse capítulo com uma palavra de consolo imediato, palavras positivas e de auto ajuda, poderia até encorajar sobre toda maturidade consequente por tão triste experiência, no entanto, ele finaliza com um chamado ao arrependimento, reconhecendo que ele e até os animais clamam pelo Senhor, porque é somente Dele que vem o socorro, a cura, a restauração e a força para suportar tamanha dor. O arrependimento tem um efeito de confissão e  humilhação, reconhecimento de erros cometidos e profunda humildade. O arrependimento é necessário em tempos de seca. O arrependimento é necessário em tempos de pandemia. 

Joel não cita nenhum pecado específico de Israel nem de Judá no livro, mas sabemos que ele existia e existe! No contexto que vivemos, nossa reação inicial não é de arrependimento, muito pelo contrário… É de questionamento, de indagação, de reivindicar direitos e explicações. E nosso desafio no devocional de hoje é fazer o contrário disso.

Não sei o quanto a pandemia afetou sua vida, relacionamentos, finanças e sonhos… Mas afetou! E existe espaço para se entristecer, para dúvidas e lágrimas! Mas não deixe que esse espaço ocupe sua vida além do devido! Existe esperança! O chamado ao arrependimento é um primeiro passo que você dá em direção a experimentar o consolo, a provisão e a restauração de Deus para esse momento. Deus permitiu toda seca e gafanhotos, e permitiu essa pandemia… Mas Ele está totalmente disposto a cuidar de você, da sua família, dos seus sentimentos e dores. Achegue-se ao Senhor sim! Hoje e agora! 

Oração: Meu Deus! Quanta dor experimentei esse ano, quanta dor vi ao meu redor! É muito difícil de entender tudo isso, mas talvez o que vá me trazer o consolo e a direção que tanto preciso não são meus questionamentos e indagações, como eu tenho feito, mas reconhecer o quanto tudo isso mostrou que minha confiança e minha fé não estão firmados em quem Jesus é e fez por mim, o quanto tudo isso mostrou que minha esperança não está em Cristo mas na força do meu braço e na minha inteligência. Espírito Santo de Deus, quebranta meu coração e gere o arrependimento que preciso ter para de fato reconhecer não apenas quem eu sou, mas quem Jesus é: Meu redentor e Salvador, meu Pastor e Amigo! E no nome dEle finalizo esta oração, amém.