No contexto apresentado no primeiro capítulo de Joel e no desafio que nos foi proposto no último devocional, nosso desafio vem sendo de olhar menos para as circunstâncias e mais para nosso coração, alimentar nossa humildade e reconhecimento das nossas limitações e impotência, ao invés de alimentar um coração questionador e incrédulo. E o primeiro passo que Joel sugere para isso é o arrependimento. 

Vamos continuar dentro desse tema, porque é o tema que envolve todo discurso de Joel para Israel: arrependam-se.

No texto de hoje Joel faz uma transição, ele usa como pano de fundo a seca que o povo acabara de viver como uma ilustração para o que viria a acontecer no Dia do Senhor. Ele lembra essa experiência recente com o objetivo de sensibilizar os ouvintes, para anunciar quão terrível seria a volta do Senhor, para os que não se arrependeram. Sim, Dia do Senhor é uma expressão usada para falar da volta do Senhor, um dia esperado e temível ao mesmo tempo, pois assim como os salvos serão levados, os que não se arrependeram serão condenados. 

Não quero que além da situação atual que vivemos, esse devocional te gere um peso ou uma indignação contra a maneira que Deus permitiu e permite tudo acontecer, a intenção é te lembrar e reforçar com você que sim, Cristo um dia voltará para nos buscar também, isso não é algo que afetou apenas Israel naquela época mas nos afeta hoje. 

E você, se estiver buscando a humildade e o arrependimento, terá duas possibilidades de reagir quanto à nossa reflexão: lembrar que toda dor, lágrima e angústia acabará um dia, justamente porque o Dia do Senhor chegará, ou, lembrar-se que esse Dia chegará, e a cada dia ele está mais próximo, e o momento de se arrepender e se reconciliar com Jesus é agora. 

E os versículos 12 a 14 reforça essa doce lembrança:

Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto’
Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça. Talvez ele volte atrás, arrependa-se, e ao passar deixe uma bênção. Assim vocês poderão fazer ofertas de cereal e ofertas derramadas para o Senhor, o seu Deus.

Apesar de toda situação que vivemos esse ano, que você viveu, nosso Deus é bom e misericordioso e toda a situação não nos diz o contrário, mas nos diz o quanto Ele nos quer! Ele não está alheio a tudo que aconteceu, mas está permitindo cada acontecimento para revelar sua misericórdia e bondade, através da cura, da salvação, do amadurecimento e do cuidado conosco. 

A única forma que isso se torna possível de ser compreendido, não é com as respostas das nossas perguntas, como nosso coração insiste em mentir, mas através do arrependimento! 

Oração: Senhor, eu me desgasto e me consumo com pensamentos que validam minha razão e orgulho, e pouco me preocupo em reconhecer, desde as pequenas coisas, os livramentos e permissões que como frutos da Tua graça e bondade. É mais fácil para mim interpretar uma doença como um mal que o Senhor não deveria ter permitido, do que abandonar minhas indagações para simplesmente reconhecer a cura que o Senhor graciosamente concedeu, o relacionamento que o Senhor amorosamente reconciliou e a provisão que bondosamente o Senhor trouxe. Leva-me ao arrependimento Senhor, para que eu encontre em Jesus, a Verdade para os meus pensamentos, o Caminho para percorrer em meio às circunstâncias e a Vida, livre de dores, tristezas e perdas para todo sempre. Em nome de Jesus, meu único Salvador, amém.