O livro de Jonas começa com uma ordem simples: Apronte-se e vá à grande cidade de Nínive. Anuncie meu julgamento contra ela, pois vi como seu povo é perverso“.

A resposta de Jonas é surpreendente: “Jonas se aprontou, mas foi na direção contrária, a fim de fugir do Senhor.” Jonas não apenas desobedece à ordem do Senhor, ele dorme. Jonas está tão tranquilo que desce para o porão do navio e vai dormir. Dorme tão profundamente que o capitão do navio tem de ir acordá-lo em meio à tempestade para pedir a ele que clame a Deus por auxílio.

É possível estar em pecado e sentir paz. É possível encontrar desculpas, respostas, justificativas para qualquer pecado que cometemos. E é possível sentir paz.

“Eu contei uma mentira porque se minha mãe soubesse a verdade, ela ia morrer!”

“Meu namorado e eu nos masturbamos, mas pelo menos não estamos fazendo sexo.”

“Ah, eu não estou fofocando sobre como Camila foi horrível em terminar com Pedro, estou apenas pedindo oração por eles.”

Note que eu não disse estar em paz. Eu disse sentir paz. Nossos sentimentos nos traem. Jeremias 17.9 diz:

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”

Normalmente é por isso que desobedecemos a Deus, porque o desejo do nosso coração se opõe à vontade Dele. Você contou aquela mentira porque estava com medo de ser castigada porque havia feito algo errado, e não porque sua mãe ia passar mal. Você se envolveu fisicamente com seu namorado porque deseja experimentar o afeto físico que ele oferece, mesmo que Deus o tenha reservado para o casamento. Você fofoca sobre sua colega porque quer se sentir superior a ela, por não ter feito o que ela fez. Ninguém comete um pecado para proteger a vida correta de alguém ou a sua, mas para proteger e esconder outro pecado.

Muitas vezes permitimos que nosso coração pecaminoso dite nossa forma de relacionar com Deus, mas a Palavra de Deus não nos dá essa colher de chá. Deus espera de nós que O obedeçamos.

Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos. Salmos 103:17,18

Que desculpas você está dando hoje para não obedecer a Deus?

Oração: Senhor, é tão fácil encontrar desculpas quando a busca do meu próprio prazer conflita com a Tua perfeita vontade. Fortalece-me as mãos, os pés e dá-me domínio próprio para que eu possa te honrar todos os dias da minha vida. Que eu seja confrontada diariamente quando os desejos enganosos do meu coração quiserem sobrepujar Tua perfeita Palavra. Corrige-me e guia-me no caminho que Te traz mais glória e honra. Em nome de Jesus, Amém!