Semana passada falamos sobre como é possível sentir uma falsa paz quando buscamos a nossa vontade, em lugar da vontade de Deus. Ele espera que o obedeçamos não apenas porque isto O honra, mas por amor a nós, por saber que este é o melhor para nós.

Mesmo quando não o fazemos, o Senhor ainda é bondoso e amoroso e coloca à nossa frente obstáculos e confrontos para nossa desobediência e para nosso modo errado de pensar. No caso de Jonas, Deus usou os pagãos que estavam no barco. Muitas vezes Deus usa pessoas que conhecem a verdade mas não creem nela para nos apontar de volta a Ele. Veja a situação de Jonas:

E lhe perguntaram: “Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?” Ele respondeu: “Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra“. Com isso eles ficaram apavorados e perguntaram: “O que foi que você fez?” (v.8-10)

Resposta perfeita, comportamento errado. Até os que não criam em Deus sabiam que Jonas havia feito uma grande burrice. Isso significa que conhecer o caráter de Deus não significa, necessariamente, que iremos obedecê-Lo. Jonas conhecia a Deus. Jonas era um profeta de Deus. Deus falara diretamente com ele e lhe dera uma ordem. Mas como a vontade de Jonas era contrária à vontade de Deus, ele desobedeceu.

O mais interessante é que não foi Deus ou algum justo que o repreendeu: foram os pagãos, as pessoas que não conheciam a Deus. Eles não só o acordaram e ordenaram que ele clamasse a Deus (v.6), como o repreenderam: Com isso eles ficaram apavorados e perguntaram: “O que foi que você fez?”, pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito.

Conhecer o caráter de Deus não significa que iremos obedecê-Lo, mas este deveria ser um resultado natural. Lute para imitar a cada dia o caráter perfeito de Deus, mas lembre-se, como nós vamos ver nas próximas semanas: quem determina o final da história é o próprio Deus.

Ah, mais uma coisa:

Disse Jonas: “Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês”… Então eles clamaram ao Senhor: “Senhor, nós suplicamos, não nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. Não caia sobre nós a culpa de matar um inocente, porque tu, ó Senhor, fizeste o que desejavas”. Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. Ao verem isso, os homens adoraram ao Senhor com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos. (v.12-16)

Como você pode ver, obedecer traz honra e adoração ao Senhor, mesmo que doa.

Oração: Senhor, dispõe meu coração para te obedecer. Frequentemente minha vontade e minha justiça são sobrepostas à tua vontade e à tua justiça. Perdoa-me por olhar com olhos egoístas para aqueles que estão perdidos e ajuda-me a alcançá-los. Dia a dia, Senhor, convence meu coração a não buscar seu próprio prazer, mas a submeter-se a Ti na busca de um testemunho vivo e pronto a obedecer, para que eu te traga honra e adoração. Amém.

“Quanta coisa tenho feito para o meu próprio prazer

Tenho andado a procura do meu próprio bem viver

Enquanto existe tanta gente ansiosa por aí

Não te conhecendo assim como eu conheço a ti

O chamado que um dia tu fizeste a mim

E ao qual sem hesitar eu disse: “Sim”

Ressoou em meus ouvidos como da primeira vez

E a Ti Jesus eu novamente digo: “Sim”

Eis-me aqui,

Eu livre estou ao teu dispor

Para onde tu quiseres me enviar

Me coloco submisso a ti, Senhor

Para o teu querer em mim realizar”.

Eis-me-aqui, de Asaph Borba