“Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo. Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia. Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor”. E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme.

Em Jonas 1.17, depois de lançado ao mar, o profeta termina na barriga de um grande peixe. Deus queria usar Jonas como seu mensageiro, como ele não quis obedecer, Deus usou a tempestade e o peixe para levar Jonas ao arrependimento e à obediência. No capítulo 2, versos 1 a 9, vemos Jonas clamando a Deus em meio ao seu sofrimento. Ele se lembra do Senhor e clama a Ele. Quanto mais tempo de vida cristã tenho, mais percebo que frequentemente precisamos passar pelo sofrimento para lembrar Dele.

Deus então responde a oração de arrependimento e a súplica por salvação de Jonas, e o peixe vomita na praia. Agora, tendo aprendido na própria pele sobre o caráter salvífico do Senhor, Jonas vai à Nínive.

Descobrimos depois (no capítulo 3), que o povo de Nínive é salvo. Tudo o que Jonas passou para levar a mensagem de condenação e o chamado ao arrependimento àquela cidade foram a maneira escolhida por Deus para levar os ninivitas ao arrependimento e à obediência. Com isso, vemos como Deus trabalha para trazer-nos a Si.

Em 1 Timóteo 2.4 e em 2 Pedro 3.9 vemos que Deus deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao conhecimento pleno da verdade e ao arrependimento. Quando Deus envia julgamento e condenação a Nínive, Ele está, na verdade, trabalhando para trazê-los a Si.

[Deus nosso Salvador] quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2.4

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9

Medite em todas as coisas que Deus fez para te levar até Ele. Que circunstâncias ou pessoas foram usadas para te aproximar de Deus? Seja o convencer para a salvação ou o abandono de alguma prática pecaminosa, seja o retorno depois de ter se afastado de Deus ou alguma mudança no seu modo de pensar: reconheça hoje o que Deus está fazendo e fez por você, e seja grata porque Ele te buscou.

Não tente se esconder dele ou fugir, como Jonas tentou fazer. O Salmo 139.7-12 diz que não há como nos escondermos de Deus. Mas busque a Deus e volte-se para ele.

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Salmo 139:7-10

Oração: Senhor, obrigada por me amar e não permitir que eu me perca seguindo a minha própria vontade, mas estendes a mão para direcionar a minha vida. Continue gerando arrependimento no meu coração pecaminoso. Obrigada porque mesmo quando eu erro e descaradamente Te desobedeço, o Senhor ainda assim me busca em amor. Usa as situações que vivi para Tua glória e para trazer-me, e trazer a outros, (sempre) de volta a Ti.