Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.


Você já deve ter percebido que Jesus gostava de metáforas. Ele usou muitas para explicar doutrinas importantes durante o seu ministério. Da mesma forma, Judas, seu irmão, nos traz neste texto algumas metáforas que nos mostram por fim qual o fim do caminho pelo qual os falsos mestres nos levam. Os falsos mestres…

…Vão fazer você afundar: Arrecifes – quando a maré está cheia é perigoso andar perto deles porque ficam submersos. Falsos mestre são rochas submersas, se você não souber, vai naufragar nas doutrinas deles. Jesus antes da sua crucificação se sentou com seus discípulos para ceia. Tinha o Cordeiro, as ervas amargas, o pão asmo e o vinho. A igreja apostólica seguiu o exemplo de Jesus. Eles promoviam semanalmente os ágapes, essa era a NOVA PÁSCOA, a ceia do Senhor. Então a data do calendário religioso é uma oportunidade para ensinarmos, é um período didático, mas a celebração para os apóstolos era constante. As pessoas traziam comida, se confraternizavam e tomavam a ceia do Senhor. Era assim que aconteciam os cultos, ao menos uma vez por semana nas igrejas Cristãs. O que estava acontecendo? Esses caras, dividiam o cálice, mas viviam de maneira desonrosa. E já sabemos o que acontece com os imorais.

…Vão te abandonar: Estão preocupados com seu próprio bem-estar e não com o crescimento do rebanho. Eles não estarão ao seu lado… deixarão vocês afundarem! A falsa sensação de pertencimento não sustentará você!

…Vão te encher de ilusões: Sabe quando o céu se arma, fica escuro, mas não chove? Esses falsos mestres são assim, uma promessa de chuva, uma esperança de chuva, mas não podem entregar o que prometem. Eles só trazem sequidão. Vocês se encherão de esperança, mas nada encontrarão

…Deixarão vocês morrerem, sem fruto, sem seiva: Árvores que poderiam dar frutos (capacitados), mas que estão mordas (sem Deus), sem raíz. 

…Vão desaparecer: Muitas vezes vemos pessoas jogarem no mar as sujeiras, às vezes em alto mar. E o mar espumeia sujeira, assim são os falsos mestres. Falam lixo. Estrelas cadentes, estrelas que riscam o céu, são bonitas, belas, mas são passageiras. Logo se entregam à escuridão.

Essas tendências teológicas, essas modinhas anticristãs têm prazo de validade… APENAS A SÃ DOUTRINA PERMANECE! E você, no que vai se apegar?

ORAÇÃO: Senhor, me livra das ilusões dos falsos mestres e me ajuda a seguir somente a Ti!