Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito mas, posteriormente, destruiu os que não creram. E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia. De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.

Como dissemos na semana passada, temos muitas vezes experimentado de um evangelho fácil e de um deus quase débil, pronto a satisfazer nossas vontades e que existe só pra isso. Esse evangelho é aquele que repete coisas como “Deus não castiga”, “Não tenha medo de Deus”, etc. Mas se você ler a Bíblia toda vai perceber que a orientação dela é totalmente o oposto! “Tema a Deus!” Ela diz, “tema a Deus se quiser ser sábio e bem-sucedido!”. Então, hoje Judas nos apresenta essa realidade. Ele está dizendo: Se você não temer a Deus, vai se dar muito mal, pois Deus pune sim…

…Deus pune os incrédulos (Israelitas Errantes): O povo de Israel estava sendo destruído e morto aos poucos através da escravidão. Deus oferece liberdade e um banquete para os seus, mas o povo duvida do cuidado, duvida da provisão, duvida da capacitação que Deus explicitamente disse que enviaria e decidem por sua incredulidade, ao invés de confiar em Deus. Todo o povo de Israel sofreu 40 anos no deserto. Mas apenas aqueles que confiaram em Deus foram preservados e entraram na Terra Prometida.

…Deus pune os insubordinados (Anjos caídos): Deus age com maior misericórdia diante da ignorância (embora as consequências sejam reais), mas pune os que agem de maneira deliberada. Lembra do salmista que disse: “Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca”? (Salmos 32:3,4) Pois é, Satanás não pode amarrar sua vida como dizem alguns, mas Deus pode colocá-lo sob algemas por sua insubordinação a sua Palavra, por isso, viva com temor!

…Deus pune os imorais (Sodoma e Gomorra): Escritos judaicos antigos enfatizam os aspectos de crueldade e falta de hospitalidade com forasteiros. Sodoma estava relacionada à ganância, ao apego excessivo à propriedade e a falta de compaixão. Em Gênesis, Deus envia seus anjos para salvar Ló, enquanto um grupo de homens se reúne para abusar sexualmente dos anjos. Os anjos ferem com cegueira os homens que estavam junto à porta, retiram o patriarca e sua família da cidade e lhes dão a ordem de seguirem sempre em direção das montanhas sem olharem para trás. A esposa de Ló desobedeceu a ordem dada pelos anjos e olhou para trás e foi transformada em estátua de sal. A cidade é completamente destruída pelo fogo e ficava onde hoje está o mar morto. Um lugar com sal e enxofre. Imoralidade sexual mancha a mensagem de Evangelho, distorce a vida de santidade, e profana o templo do Espírito Santo.  

Todas estas histórias do Antigo Testamento nos ajudam a lembrar do caráter reto do nosso Deus e de uma realidade: devemos teme-lo e tratar sua Palavra com zelo! Como você tem se posicionado diante disso? Tem sido incrédula, insubordinada ou imoral? Arrependa-se hoje mesmo e desfrute de graça!

ORAÇÃO: Senhor, tem misericórdia do meu pecado de _______________. Me ajuda a teme-lo e a me submeter a Ti, para que eu possa desfrutar da verdadeira vida!