Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado. Juízes 2.19

Como vimos na última devocional, o livro de Juízes relata o ciclo vicioso em que o povo de Israel vivia – desobediência, opressão, livramento (por meio de um juiz) e afastamento de Deus; e o verso acima descreve um dos vários momentos em que o povo decidiu desobedecer a Deus, “seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os”.

A partir do momento em que Israel passou a se misturar com outros povos, conheceu a cosmovisão pagã que “admitia a existência de muitos deuses (por exemplo: da agricultura, dos negócios, do amor, da música, da guerra), cada um com sua área particular de influência, e nenhum exigia senhorio sobre todas as áreas da vida. Nessa visão, cada pessoa tinha seu deus ou seus deuses, que eram escolhidos ou descartados dependendo dos interesses e necessidades do indivíduo. Era uma religião do tipo ‘self-service’, em que o adorador mostrava-se soberano.” [1] Com isso, o povo se afastou do Senhor e Seu senhorio e passou a adorar não só a outro deus, mas a outros deuses (plural!)!

Infelizmente o que aconteceu com Israel acontece conosco hoje. Facilmente trocamos Deus por muitas outras coisas! Exemplos? Família, namorado, sonhos, carreira, ambições, tempo, bens, etc. Podemos chamar esses exemplos de ídolos! Tais ídolos que cultivamos em nossos coração são o real motivo do insucesso da nossa vida com Deus, como também foi com o povo dEle na época dos juízes.

Algumas perguntas podem lhe orientar para saber se você tem idolatrado algo/alguém ao invés de Deus são:

  • É alvo de meu esforço/dedicação/tempo?
  • Sinto-me mal, perdida ou vazia sem ele (algo ou alguém)?
  • Sinto-me segura com ele (algo ou alguém)?
  • Rouba lugar primário e exclusivo de Deus em minha vida?
  • Estou disposta a desobedecer a Deus para tê-lo (algo ou alguém) sempre em minha vida?

Se as respostas acima foram “sim”, então Deus não é o alvo maior de sua vida e adoração!

Querida leitora, um grande aprendizado no livro de Juízes é a inconstância de nosso coração pecaminoso. Quando convém, ele adora a Deus; quando não, adora outras coisas… Por todo o livro de Juízes vemos Israel fazendo isso. Mas também vemos que em momento nenhum valeu a pena trocar o Deus Todo-Poderoso pelo o que é passageiro e vazio. Por isso, cuide do seu coração e a grande fábrica de ídolos que ele é! Procure examinar-se com frequência para não deixar que algo ou alguém tome o lugar que deve ser de Deus!

Oração: Deus, perdoe meu coração egoísta, que insiste em lhe trocar por… Ajuda-me ver o que ou quem tem tomado o lugar que lhe pertence e, então, ajuda-me a focar em Ti e em Ti somente! Amém!

 


[1] Timothy Keller em “Juízes para Você”, pg. 39.