“Naqueles dias Israel não tinha rei; cada um fazia o que parecia certo aos seus próprios olhos” Juízes 21.25 (NVT)

Muitos dizem, baseando-se no versículo de hoje, que a época de juízes foi tão inconstante porque não havia rei em Israel. Mas será que isso é verdade? Que rei é esse?

Keller, em seu livro “Juízes para você” disse que Juízes, por meio do ciclo de falhas do povo de Israel, quer nos mostrar a insuficiência da natureza humana e, portanto, a necessidade que temos de ter um rei constante, real e poderoso; e esse rei só pode ser Deus! [1] Ou seja, a inconstância do povo de Deus naquela época não se deu pela falta de um rei humano, mas do Rei dos reis!

A nossa vida não é muito diferente, não é mesmo? Toda vez que nos afastamos de Deus e buscamos viver a vida segundo nossos próprios olhos, passamos a viver como uma montanha-russa: horas buscando o que O agrada, horas buscando o que nos agrada; horas colhendo as consequências dos nossos atos egoístas, horas clamando a Deus por socorro; enfim, horas com Deus, horas longe dEle.

Quando era criança, sempre escutava que nós precisamos ter “Jesus em nossos corações”, aceitando-O como Senhor e Salvador de nossas vidas. Com o passar do tempo, entendi que ter Cristo como “Salvador” é tê-lo como o único capaz de nos tirar das trevas (pecado) e nos levar para o reino da luz (perdão dos pecados) – confira em Colossenses 1.12-14, mas demorei para entender o que é tê-lo como “Senhor”. Creio que o mesmo aconteceu com Israel.

Ter Deus como Senhor é tê-lo como maior autoridade em nossas vidas. Em outras palavras, é ter Deus como o Rei/comandante das nossas vidas! E como saber o que Ele quer para nós? Estudando a Palavra dEle! Então, se Deus é o Seu Senhor, logo, você tem a Bíblia como fundamento daquilo que faz ou deixa de fazer. Israel, por várias vezes, não teve Deus como o Senhor de sua vida. Ao invés de consultá-lo e buscá-lo em seu dia-a-dia, decidiu viver a vida segundo seus próprios olhos.

Querida leitora, minha oração por você é que, mesmo sendo pecadora (ou seja, você ainda vai errar até morrer ou Jesus voltar), lute contra si mesma a fim de obedecer a Deus! A batalha é difícil, mas não impossível! Lembre-se do povo de Israel… o afastamento deles de Deus não valeu a pena – aprenda isso com eles sem precisar passar bater a sua própria cabeça! E lembre-se de Deus, que misericordiosamente, nos castiga para voltarmos a Ele e reconhecer que só Ele pode e deve ser o Rei da sua vida!

Oração: Deus, eu sou inconstante como o povo de Israel. Mas eu clamo por ajuda, para que eu possa ter o Senhor como meu único Rei/comandante, por todos os dias da minha vida! Ajude-me nessa tarefa! Em nome de Cristo, amém!

 


[1] Timothy Keller em “Juízes para você”, pg. 204.