“Como está deserta a cidade, antes tão cheia de gente! Como se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! A que era a princesa das províncias agora tornou-se uma escrava. Jerusalém cometeu graves pecados; por isso tornou-se impura. Todos os que a honravam agora a desprezam, porque viram a sua nudez; ela mesma geme e se desvia deles”. Lamentações 1:1,8

Escrito pelo profeta Jeremias durante a queda de Jerusalém no período de 588-586 a.C., o termo “Lamentações” que dá nome a este livro significa, em hebraico, “chorar em voz alta”. É impossível ler  sem sentir um nó na garganta pela situação de Jerusalém: a cidade que, antes havia sido chamada de “menina dos olhos do Senhor”, agora está destruída, totalmente corrompida e cheia de sofrimento. A pobreza e falta de alimento é geral, mães se alimentam de seus bebês (4:10), virgens são abusadas (5:11), os príncipes foram enforcados (5:12) e quem não morreu pela espada, está morrendo de fome (4:9). 

O profeta, que havia pregado o arrependimento muito antes da invasão dos babilônicos, agora chora e lamenta a rebelião e obstinação de seu povo, que não ouviu o Senhor quando ainda havia tempo. 

Quando estamos sendo seduzidos pelo pecado, Deus sempre nos repreende e nos chama ao arrependimento. Você pode ser do tipo de filha que “paga pra ver” e só aprende depois do castigo, ou do tipo de filha que escuta da primeira vez e corrige seus passos, sem precisar do castigo. Qual tipo de filha você é?

ORAÇÃO: Senhor, me ensina a não me obstinar em meu pecado como fez o povo de Jerusalém, para que eu não seja a filha que aprende errando, mas sim a filha que ouve a repreensão e rapidamente amolece o seu coração.