A ESPERANÇA

O capítulo 3 do livro de Lamentações pode ser dividido em quatro partes: o lamento (v.1-18), a esperança (v.19-42), sofrimento (v.43-54) e oração (v.55-66). Se você tiver oportunidade de lê-lo por completo, encorajo você a fazê-lo. Mas hoje quero tratar do lindo texto de 19-42. Nele, Jeremias se lembra de alguns atributos de Deus que são a base para qualquer esperança!

Vejamos alguns destes atributos: misericórdia (22), fidelidade (23), bondade (24), compaixão (32) e soberania (37). Olhar para os atributos de Deus é muito importante pois quando não temos certeza de quem Deus é, não iremos obedecê-lo. Com afirma Elyse Fitzpatrick no livro Mulheres aconselhando mulheres: “Por que não amamos a Deus e aos outros como deveríamos? Não amamos porque não cremos que somos amados (1 Jo 4:19). Nos recusamos a crer que Deus seja tão amoroso quanto Ele diz ser. Porque não cremos que “Deus é amor” (1 Jo 4:8, 16), ficamos aquém da intenção amorosa de Deus para nossas vidas e criamos outros deuses menores para assumir Seu lugar – deuses que nos fazem sentir amados, deuses como a aceitação, o poder, a segurança e o conforto. Isso é chamado idolatria. Todo nosso pecado flui de incredulidade e idolatria: incredulidade que Deus é tão amoroso e bom como diz ser; idolatria que temos que viver para nós mesmos e cultuar a ninguém mais além de nós mesmas para sermos felizes.” (p.26)

Quando estamos certas de que Deus é compassivo, bondoso e misericordioso, temos também certeza de perdão diante de nosso arrependimento. Quando cremos que Deus é soberano, podemos ter a certeza que mesmo as nossas falhas cooperarão no propósito de nos tornar mais santas (Rm 8:28-29). Quando cremos que Deus é fiel, sabemos que Ele não vai mudar e que “Bom é aguardar a salvação do Senhor” (v.26). Mesmo em meio à feiura e sofrimento do pecado, podemos voltar para a casa como o Filho Pródigo e encontrar esse Pai amoroso, pronto para nos restaurar.

ORAÇÃO: Senhor, eu te louvo porque Tu és o Deus misericordioso e compassivo, tardio em se irar e que nos purifica do nosso pecado! Obrigada por ter vindo ao meu encontro através de Cristo e me ajuda a fixar os olhos nEle!