“Disse ainda o Senhor a Moisés: “Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.”

O que significa que Deus é santo?

Santo significa “separado, único”. Deus é único em que Ele apenas é o criador, o autor de tudo. Todo o resto, incluindo nós, seres humanos, somos criaturas. Ele é separado de nós no sentido de que Ele não pode ser comparado conosco – Ele sempre será diferente, facilmente distinguível. Se Deus é Santo, o lugar onde Deus se encontra também é santo. Se somos injustos, imperfeitos, impuros, não podemos chegar perto dele, perto do Santo Lugar. Assim, por mais que a construção do Tabernáculo torne visível a presença de Deus para com o povo, o povo ainda não pode se achegar a Deus. 

O livro de Levíticos, então, irá nos apresentar três maneiras pelas quais Deus permite ao povo viver em Sua presença: por meio dos ritos, dos sacerdotes e da purificação. A tabela a seguir nos ajuda a ver como o livro se organiza e qual o ponto principal dessa estrutura.

Para visualizar a tabela com mais nitidez, clique neste link: LEVÍTICO 

Como você pode ver, o ponto principal do calendário israelita é o dia da expiação, que nós vamos estudar semana que vem. Mas veja como todo o livro é sobre santidade: a santidade de Deus e de Seu povo.

Assim como Deus é separado de nós por Sua santidade, nós devemos vivemos uma vida separada do pecado E separada para viver exclusivamente para o Senhor, para o Seu propósito e para Sua glória.

Essa santidade era, para os Israelitas, caracterizada pela perfeição física dos animais do sacrifício (1:3, 10; 3:1, 6; 4:3, 23, 28, 32; 5:15, 18; 6:6), pelo comportamento exclusivo e exemplar dos sacerdotes (cap. 8-10, 21-22) ou pela presença de qualquer coisa que caracteriza a pessoa como “impura” (cap 11-15, 18-20). A pessoa impura, ainda que não estivesse em pecado por sua impureza, não podia apresentar-se diante de Deus até que tivesse livre (menstruação, fluidos reprodutivos, doença de pele…etc), e ainda assim, precisaria retornar diante dos sacerdotes e oferecer o sacrifício requerido de acordo com a Lei.

É por isso que precisamos de Jesus Cristo. Jesus Cristo cumpriu todos os requerimentos da lei apresentada em Levíticos: Ele é o sacrifício perfeito e sem mácula, que nos permite agradecer e pedir perdão a Deus. Ele é o Sacerdote perfeito, que viveu uma vida perfeita e nunca pecou, que nunca falha e está sempre pronto a interceder por nós diante do Pai. Ele nos representa perante o Pai, mas também é Deus e vive nós. Ele nos limpa de todo o pecado, mas também de toda impureza que nos mantenha longe de Deus. Ele foi tanto o nosso bode expiatório que tomou sobre si os nossos pecados e levou-os para longe de Deus como aquele sacrificado para nos tornar puros até mesmo dos pecados que não reconhecemos. Ele nos deu o exemplo e nos capacita a viver uma vida diferente, separada deste mundo, uma vida dedicada à glorificar a Deus e honrar Seu caráter puro. Ele é a razão e a fonte de todas as bênçãos, provisão e proteção que recebemos. Ele nos lembra, todos os dias, que dependemos Dele, de Sua pureza, de Sua santidade, para nos apresentar puros diante de Deus todos os dias. 

 

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” Judas 1.24-25

Oração: Como sou grata, Senhor, por Teu filho Jesus Cristo e pelo sacrifício perfeito Dele na cruz. Não sou digna de ser chamada Sua filha por meus próprios merecimentos, mas Jesus me torna santa e posso viver contigo. Ajuda-me a Te honrar a cada dia e viver como uma mulher separada deste mundo e separada para Te adorar. Só no nome de Jesus, Amém.

 

Tabela traduzida de Overview: Leviticus, do The Bible Project video. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IJ-FekWUZzE.