O Senhor chamou Moisés e, da tenda do encontro, lhe disse…”

Creio que a maioria de nós já se sentiu confusa ou relutante ao estudar o livro de Levíticos. Não é um livro simples ou fácil de entender, e as aplicações à nossa vida são bem mais trabalhosas de se encontrar – não é simples como um “Orai sem cessar!” de Filipenses. Por isso, para entender Levíticos e a mensagem que ele tem para nós, precisamos descobrir o lugar deste livro na história da Redenção. 

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança em um Jardim perfeito onde ele conversava livremente consigo (Gn 1). O homem e Deus estavam em contato diário e sem intermediações. Quando o homem pecou (Gn 3), o relacionamento de Deus e do homem ficou comprometido e a intimidade deles cessou. O homem não podia mais entrar em contato com Deus sozinho. O livro de Gênesis, então, passa a contar a história de como Deus, em sua bondade, escolheu um homem fiel, Abraão, para ser seu amigo e gerar uma nação que representasse Deus para os outros povos ao seu redor. Isso acontecerá pelo restauro da presença de Deus no meio do povo e, ao mesmo tempo, do relacionamento do povo para com ele.

O primeira parte do livro de Êxodo nos conta como Deus tira o povo do Egito e o separa para si, guiando-o continuamente pelo deserto, onde ensina ao povo que eles deverão viver para ser testemunha aos povos e como isso acontecerá. Moisés é o líder escolhido por Deus para compartilhar com o povo as leis e diretrizes que eles deverão seguir, e irá fazê-lo até chegar à Terra Prometida (Deuteronômio 34), ou quase lá. Deus faz uma aliança com os israelitas no Monte Sinai, mas ela é quebrada logo em seguida por eles.

O segunda parte de Êxodo explica, então, como Deus voltará a viver com o Seu povo – por meio do Tabernáculo. Ao final do capítulo, como lemos no nosso versículo, descobrimos que o problema ainda não foi completamente resolvido. Apesar de Deus ter restaurado sua presença no meio do povo (literalmente, o Tabernáculo era o centro do assentamento israelita), o povo não pode se achegar a Ele. Nem mesmo Moisés. Veja Êxodo 40.33b-35:

Assim, Moisés terminou a obra. Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na Tenda do Encontro, porque a nuvem estava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.”

Consegue se imaginar no lugar de Moisés? Você conversa com Deus na montanha com frequência, Ele até te dá uma palhinha da glória Dele (Êx 33.12-23). Mas, de repente, você, o líder do povo, aquele que parece “especial” entre todos eles, não pode entrar no tabernáculo que você orientou o povo a construir. Simplesmente não pode. 

Esse trecho de Êxodo nos mostra claramente o porquê de Levíticos. Deus é Santo. Ponto final. Você não pode se achegar à presença Dele porque você não é. Deus estava NA tenda, Moisés e o povo do lado de fora. De repente, ali na frente de todo mundo, Deus mostra ao povo de Israel que ninguém é digno de entrar na presença Dele. Como pessoas pecadoras podem viver perto de um Deus santo?

O livro de Levíticos traz a resposta. Deus graciosamente proverá um caminho pelo qual o ser humano poderá entrar em Sua Santa presença. Mas antes, hoje te convido a refletir sobre o seu pecado e a santidade de Deus. Adore a Deus por sua perfeição e pureza, dobre-se diante Dele reconhecendo sua imperfeição e sua fraqueza. Dê somente à Ele adoração. 

Oração: Deus, tu és tão santo! As vezes me considero boa ou correta, e esqueço que, perto de Ti, todas as minhas fraqueza e imperfeições são reveladas. Tu és tão maravilhoso, tão puro! É pura graça que eu possa me achegar a Ti e falar contigo. É puro amor que eu possa entrar em Tua presença. É pura bondade que não Te mantenhas longe de mim. Eu te adoro, Senhor, pois Tu és santo e digno de louvor. Amém.