“O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem?’, pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. ‘São vocês que desprezam o meu nome!’ Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome?’

‘Trazendo comida impura ao meu altar!’ E mesmo assim ainda perguntam: ‘De que maneira te desonramos?’ ‘Ao dizerem que a mesa do Senhor é desprezível.’ 

Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá? “, pergunta o Senhor dos Exércitos.” Malaquias 1:6-8


Enfim chegamos em dezembro. O último mês do ano, e que ano! Acredito que você deve ter tido inúmero desafios em 2020 que nunca esperou. Adaptação para aula online? Cuidar de filhos sem poder sair de casa? Ter que fazer quarentena voltando a morar com seus pais? Ficou doente ou teve pessoas próximas com algum risco a saúde? Essa lista pode ser eterna, eu sei! Mas do que eu, Deus sabe muuuuito melhor! 

No antigo testamento, encontramos o livro de Malaquias que fala bastante sobre um período difícil que o povo de Israel passou. Não, não foi uma pandemia e quarentena. Mas sim, 70 anos de escravidão na Babilônia. Um tempo de sofrimento no qual eles se afastaram de Deus. É aqui que o profeta Malaquias entra na história com o objetivo de mostrar para os israelitas como estavam se afastando do Senhor sem nem perceber. 

No versículo de hoje vemos um dos vários exemplos apontados por Deus. (Além de pai é professor amoroso, porque ele é bom assim!) Os israelitas não estavam dando o melhor animal para os sacrifícios no templo. Só porque era para Deus e não tinha “ninguém” olhando, eles faziam de qualquer jeito. Se fizessem a mesma coisa para alguma autoridade eles teriam vergonha! 

Gostaria de te perguntar: o que você tem feito de qualquer jeito para Deus e que se fosse para alguém importante você faria diferente? Fala com os amigos o dia todo no whatsapp mas deixa para orar apenas no final do dia e acaba dormindo antes de terminar? Ou então, dedica a tarde toda aos estudos, mas não gasta mais que 5 minutos fazendo devocional? São exemplos de práticas que mostram como estamos agindo que nem o povo de Israel, deixando Deus sem prioridade em nossas vidas. 

Te aconselho a refletir e fazer essa pergunta para você: o que tenho feito a Deus que poderia ser melhor? Como eu posso tratá-lo como a autoridade mais importante da minha vida?

ORAÇÃO: Deus, obrigada por sempre estar disposto a me ensinar! Me ajuda a enxergar na minha vida como eu posso ser excelente nas coisas que faço para o Senhor. Em nome de Jesus, amém.

 

Rebeca Manzano.