O livro escrito por Marcos é chamado de “evangelho” porque conta a vida de Jesus, suas obras, morte e ressurreição (as boas novas). Ele é um dos 4 evangelhos da Bíblia, e tem como apresentar Jesus como servo.

“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho”— “voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’”.  Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. A ele vinha toda a região da Judeia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. João vestia roupas feitas de pelos de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. E esta era a sua mensagem: “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo”. Marcos 1.1-8

Nesses versículos, que compõe o começo do livro de Marcos, fala-se de João Batista, que foi o escolhido de Deus para preparar o caminho para Jesus. Como ele fazia isso? Ele pregava o arrependimento para o perdão de pecados, e os batizava só com água. Esse batismo não perdoava pecados, mas as pessoas já ouviam que o Messias chegaria e seria Ele quem perdoaria pecados, porque é Ele quem tem autoridade e poder para fazer isso (já que as ofensas, os pecados, são sempre contra Deus).

Pense na mensagem de João, nos versículos 7-8, “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo”. Ao mencionar o desamarrar as correias das sandálias, um ato praticado pelos escravos para com seus senhores, João demostra uma humildade enorme ao dizer que não era digno de praticar nem o ato mais humilhante diante do seu Senhor. Todas as vezes que teve a oportunidade de focar a atenção nele mesmo, João a direcionou à pessoa que realmente importou, o filho de Deus, o Senhor. Nas nossas próprias vidas deveríamos direcionar a atenção à pessoa que realmente importa.

Chamar Jesus de “Senhor” quer dizer que Ele é o nosso dono – nós somos escravos Dele agora, servimos a Ele pelo que Ele fez por nós. Ele pagou um preço muito alto pelas nossas vidas, Ele nos libertou da escravidão do pecado, das trevas, para ter liberdade Nele!

“Toda pessoa que não vive com Jesus como Senhor da sua vida vive num mundo paralelo, porque foi para Ele que fomos criados”.

Você chama a Jesus de “Senhor, Senhor” mas não está vivendo com humildade verdadeira como João Batista?

Oração: Jesus, Senhor da minha vida, por favor, dá-me coragem e forças para viver de acordo com a Tua vontade, para submeter-me ao seu Senhorio. Ajuda-me a lembrar que a honra pertence ao Senhor, pelo que fez por mim. Guia a minha vida, e me ajuda no dia de hoje, especificamente, a Te amar mais e entender melhor o Teu sacrifício por mim. Pelos méritos de Jesus. Amém!