“Jesus saiu dali e foi para a sua cidade, acompanhado dos seus discípulos. Quando chegou  o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. “De onde lhe vêm estas coisas?”, perguntavam eles. “Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simeão? Não estão aqui conosco as suas irmãs?” E ficavam escandalizados por causa dele. Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra.” E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los. E ficou admirado com a incredulidade deles.”

Diferente daquele artista que, ao voltar para casa depois de ter alcançado a fama, é bem recebido, Jesus não foi. Quando retornou a Nazaré, foi desacreditado pelas pessoas por ser um homem comum. Ele ouviu palavras negativas e incrédulas. Os que melhor deviam conhecê-lO, O repudiaram, e isso pode ser observado pela palavra “escandalizados” que Marcos usou (vv. 3), pois sugere desconfiança e desaprovação.

Em versos anteriores, pode-se ver que sua família terrena pensou que ele havia enlouquecido (3.20-21) e a liderança religiosa acreditou que seu poder era oriundo de Satanás (3.22). Essa rejeição não era apenas uma falta de apreciação por Ele, mas uma negação de Seu ministério e identidade. Eles não o viam como Deus. Dentro de sua própria “casa”, Jesus não pode fazer milagres, pois não tinha honra. Jesus os realizava em contextos onde as pessoas tinham fé nEle, e ali não foi possível.

 Mas o Servo Jesus Cristo, com toda Sua misericórdia, lhes respondeu com amor: Ele enviou os discípulos para pregarem a mensagem de arrependimento e perdão (vv 12) para a salvação do povo; respondeu a oposição ameaçadora do rei Herodes com demonstrações de seu poder e misericórdia quando alimentou uma multidão faminta (vv 14-44); respondeu a incredulidade dos discípulos andando sobre as águas e demonstrando seu domínio sobre a natureza (vv. 48). E também, lhes respondeu conversando com o Pai. Em momentos de oposição, Jesus orou (vv.46)!

Dessa forma, relembramos com Ele foi maravilhoso! Muitas vezes, deixamos de admirá-lO e de apreciá-lO devido à correria do dia a dia, mas devemos sempre lembrar que Ele veio e passou por tudo isso para que pudéssemos ter vida nova!

“Mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser SERVO, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz![…] Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” Filipenses 2.7, 8, 10 e 11

 Quem mais deveria ser apreciado e servido foi humilhado e servo! Além disso, podemos aprender com seu exemplo e com os erros dos que o julgavam: como estamos recebendo as pessoas em nossa igreja e casa? Estamos julgando-nas ou servindo-as? Quando sofremos oposição, revidamos com amor e oração?

Oração: Pai, muito obrigada pelas Escrituras que nos lembram quem o Senhor é e o que fizestes pela nossa vida! Obrigada por Teu Filho Jesus e por todo exemplo que Ele é. Ajuda-nos a sempre nos lembrarmos de tudo o que Ele fez por nós, mesmo nos momentos de insatisfação e correria. Ajuda-nos, também, a sermos servas e recebermos os outros com amor. E ajude-nos a nos fortalecer em Ti nos momentos de oposição, por meio da oração. Dá-nos um coração confiante, alegre e grato em Ti. Em nome do Teu Filho maravilho e servo, Jesus Cristo, amém!