“Enquanto Jesus caminhava, viu um homem chamado Mateus sentado onde se coletavam impostos. “Siga-me”, disse-lhe Jesus, e Mateus se levantou e o seguiu. Mais tarde, na casa de Mateus, Jesus e seus discípulos estavam a mesa, acompanhados de um grande números de cobradores de impostos e pecadores. Quando os fariseus viram isso, perguntaram aos discípulos: “Porque o seu mestre come com cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu o que disseram e respondeu: “As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes”. (Mateus 9.9-12).

Na época de Jesus, os cobradores de impostos eram odiados pela população por serem judeus que trabalhavam para o Império Romano e, além disso, costumarem extorquir e cobrar mais que o necessário das pessoas. Mateus era justamente um desses homens. O mais engraçado ao olhar o perfil dos discípulos de Jesus, todos homens simples e do povo, pescadores muitos deles, homens falhos e pecadores que Jesus transformou a vida, é ver que são estes mesmos homens que vemos em Atos fundando a Igreja e pregando pra multidões.

Deus não escolhe para sua obra os mais capacitados, mas aqueles com o coração disposto a servi-lo, porque, no final, toda a glória será somente dEle. Deus escolhe os menos prováveis para que todos possam ver que o acontece é obra dEle em nossas vidas, e nós somos privilegiadas por não sermos nada além de servas inúteis que ainda assim são usadas por Ele.

Oração: Pai, muito obrigada pela tua infinita graça e misericórdia que, além de nos resgatar de nós mesmas, ainda nos dá o privilégio de sermos usadas na Tua obra mesmo com nossas falhas e pecados. Obrigada por nos usar como canal para manifestar a Tua glória. Me ajuda a cada dia brilhar mais da Tua gloriosa luz e menos de mim. Em nome de Jesus, Amém!