“Nos últimos dias, o monte da casa do Senhor será o mais alto de todos. Será elevado acima das colinas, e povos de todo o mundo irão até lá. Gente de muitas nações virá e dirá: “Venham, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó. Ali ele nos ensinará como devemos viver e andaremos em seus caminhos”. Pois a lei do Senhor sairá de Sião; sua palavra sairá de Jerusalém. O Senhor será mediador entre povos e resolverá conflitos entre nações poderosas e distantes. Elas forjarão suas espadas para fazer arados e transformarão suas lanças em podadeiras. As nações já não lutarão entre si, nem treinarão mais para a guerra. Todos viverão em paz, sentados sob suas videiras e figueiras, pois não haverá nada a temer. Assim prometeu o Senhor dos Exércitos! Embora as nações ao redor sigam seus deuses, nós seguiremos o Senhor, nosso Deus, para sempre.” (Miqueias 4:1-5, NVT)

Miqueias é um dos doze profetas menores. Ele era contemporâneo dos profetas Isaías, Oséias e Amós. Miqueias profetizou durante o período de ascensão do império Assírio, destruição da cidade de Samaria, que era a capital de Israel, e anunciou a queda de Jerusalém, capital de Judá, proclamando juízo sobre essas capitais. 

De origem humilde e rural, Miqueias foi chamado por Deus para profetizar na murada cidade de Jerusalém. O livro é poético e recheado de figuras de linguagem. Miqueias exortou os líderes religiosos e os magistrados civis de sua época que haviam se unido em complô contra o povo para benefício próprio, esquecendo-se da justiça e das leis de Deus. O profeta denunciou a corrupção, opressão dos menos favorecidos e cobrança de altos impostos. Além do contexto político-social, Miqueias anuncia a vinda do Messias, apontando o lugar do qual nasceria (5:2) e a redenção completa da igreja em Cristo. 

No capítulo 4, Miqueias aponta para uma reunião futura (“Nos últimos dias”) da igreja, que seria um lugar sem fronteiras, envolvendo todas as culturas, povos e raças (“povos de todo o mundo”; “gente de muitas nações”). Indicando também que a igreja do Senhor é multicultural e lugar de ensino, observância e obediência às Escrituras (“nos ensinará como devemos viver”). 

Que privilégio é hoje ter as Escrituras por completo, conhecer o cumprimento em Cristo das profecias feita por Miqueias. Individualmente, somos templo onde habita o Espírito Santo (1 Co 6:19). Deus nos chamou para conhecer, amar e servi-lO, e isso só acontece com inegociável perseverança em Cristo.

Oração: Senhor, obrigada pelo cumprimento de todas as suas promessas e pela salvação em Cristo. Por favor, me ensina a perseverar em Te conhecer, amar e servir. Amém.

Por Ana Luise Sabatier