“Naum, que vivia em Elcós, recebeu numa visão esta mensagem acerca de Nínive […] O Senhor é lento para se irar, mas tem grande poder e nunca deixa de castigar o culpado. Demonstra seu poder no vendaval e na tempestade; as nuvens são poeira debaixo de seus pés”. Naum 1:3

 

O livro de Naum é difícil de entender, pois foi escrito de forma poética. No entanto, em seus pequenos três capítulos, aprendemos sobre três características de Deus que devemos e precisamos  saber para viver corretamente. Por isso, mesmo sendo difícil, esse livro merece a nossa atenção.

 

Deus deu a Naum uma visão que contava a mensagem que queria passar para a Assíria e sua capital, Nínive. A mensagem era que Sua ira cairia sobre essa região. A Assíria e sua capital eram muito agressivas, tudo o que faziam era mal e, além disso, eram inimigas de Israel, o povo de Deus. Diante de tanta maldade, Deus não poderia se calar e, então, mostrou um de seus atributos – o Seu grande poder.

 

No texto acima, vemos que Deus é lento para se irar, porém, tem grande poder para castigar o culpado. Muitas vezes relacionamos o poder de Deus somente àquilo que Ele é capaz de fazer em nosso favor – cuidado, amor, plano perfeito, etc. Por isso, nos esquecemos ou mesmo nem damos conta desta faceta sobre o poder de Deus – à punição daqueles que vivem como ímpios. Esse foi o recado dado há anos atrás por meio de Naum para todo o povo, mas também é um recado para nós hoje. É um recado para aqueles que vivem longe de Deus, mas também  é um recado para nós, cristãos.

 

Deus não suporta o mal e, por isso, não poupa Seu poder quando é preciso agir contra aqueles que vivem segundo seus próprios planos e justiça. Por isso, nós, cristãos, precisamos sempre ter em mente que Deus agirá com Seu grande poder àqueles que plantam o mal em nossa sociedade e que Ele agirá com Seu grande poder quando nós errarmos. Quanto a nós, Ele faz isso porque nos ama e quer moldar a nossa vida segundo Cristo Jesus.

 

Oração: “Senhor, ajude-me a ter reverência diante do Seu grande poder e assim viver segundo a Sua vontade. Amém”.