“Que aflição espera Nínive, cidade de homicídio e mentiras! É cheia de riquezas tomadas à força, e nunca lhe faltam vítimas”. Naum 3:1

No capítulo 1 do livro de Naum, vemos o anúncio da destruição da Assíria e sua capital, Nínive. No capítulo 2, vemos como aconteceu a queda de Nínive. E no último e terceiro capítulo, vemos a destruição da Assíria como um todo.

No texto de hoje vemos várias características muito fortes sobre a Assíria e sua capital. Elas eram homicidas, mentirosas, ricas à custa dos outros e multiplicavam o número de vítimas. Eles construíram toda uma nação por meio da maldade, mas pelo livro de Naum vemos que quem constrói algo assim só tem um destino: a destruição. Deus é justo e, por isso, o destino sempre será justo.

“Deus é justo” significa que não é possível ser bem sucedido aquele que ganha a vida às custas dos outros. Isso coube à Assíria e Nínive, e isso cabe a nós hoje, como nação e como indivíduos. 

Muitas vezes, em nossas vidas, achamos que não seremos punidos quando fazemos algo contra a vontade de Deus. Essa “sensação” cresce quando as consequências não acontecem imediatamente após o erro cometido. Porém, não podemos confiar nisso, pois se Deus é justo, não há como o erro sair impune. 

Isso me lembra de Gálatas 6.7, que diz: “Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear”.  Se hoje estamos plantando maldade, no tempo de Deus colheremos punição. Se hoje estamos plantando mentiras, no tempo de Deus colheremos punição. E assim por diante.

Por mais que isso seja tão complexo de se entender, já que “punição” tem uma conotação tão negativa atualmente, o que Deus mais deseja por meio da punição é restauração. Deus quer te livrar do pecado e de você mesma, para isso, precisa agir com justiça. Desta forma poderemos reconhecer que somente nEle há amor, bondade, perdão e RESTAURAÇÃO.

O que você está plantando hoje? Não se esqueça que Deus é justo e em Sua justiça Ele tem o propósito de restaurar.

Oração: “Deus, ajude-me a te amar mais do que tudo e, então, viver segundo a Sua vontade. E me dê disposição para ser restaurada quando e quantas vezes for preciso. Amém”.