“Nadabe e Abiú, porém, morreram na presença do Senhor, no deserto do Sinai, quando trouxeram fogo estranho diante do Senhor. Como não tinham filhos, restaram somente Eleazar e Itamar para servir como sacerdotes junto com seu pai, Arão.” Números 3.4

O livro de Números, apesar de cheio de registros e ordenanças, tem muito a nos ensinar. Ele aborda sobre a caminhada do povo de Israel para chegar à terra prometida, um período longo de muita aprendizagem.  Em especial, neste capítulo, fala sobre a nomeação dos levitas para o serviço quando estavam no Monte Sinai acampados. Dentre os nomeados para serem sacerdotes estavam dois filhos de Arão, Nadabe e Abiú.  

Contudo, Deus, apesar de Seu amor para conosco e misericórdia, também é justo. E Ele exige obediência completa de Seus filhos, em especial dos que decidiram O servir no ministério. E, desde os livros do Pentateuco, Deus ensina que os Seus, se O obedecerem colherão bênçãos, caso contrário, disciplina. No caso dos filhos de Arão, eles foram punidos por não ofertarem a Deus da maneira que Ele havia ensinado (Ex 30.9). Deus pode ter sido “radical” com os filhos de Arão, mas Ele é sempre coerente com as Suas promessas e Seu caráter, o que demonstra muito do Seu amor para conosco. Isso demonstra que Ele é digno de total confiança e que Os Seus líderes devem ser irrepreensíveis, isto é, que não podem ser acusados de nada, embora também sejam pecadores. Por isso, devemos refletir tanto sobre a forma como servimos a Deus. Se estamos O levando a sério e obedecendo Sua Palavra ou se preferimos caminhar segundo nossas preferências. Servir a Deus é um privilégio, mas também uma responsabilidade que exige temor.

Você já se dispôs para servir em sua igreja local? Você se prepara para lidar com essa responsabilidade? Você se preocupa em servir a Deus da maneira que Ele espera de você? Que tal orar sobre isso?

Oração: Deus, muito obrigada pelo privilégio de te servir. Obrigada porque o Senhor é totalmente digno de confiança e posso descansar em Ti sempre. Ajuda-me a Ti servir da maneira que Te agrade. Dá-me um coração servo, alegre na Tua obra e obediente. Ajuda-me a ser irrepreensível. Em nome de Jesus, amém!