“Instrua os israelitas a celebrarem a Páscoa no tempo determinado. Ao entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês. Siga todos os meus decretos e estatutos a respeito dessa celebração.”

Números 9.2,3

Depois de passarem pelo monte Sinai, Deus pediu para Moisés instruir os israelitas a celebrarem a páscoa, que já havia sido instituída (Ex 12). A Páscoa é o memorial da libertação dos israelitas da dominação egípcia, em que sacrificavam um cordeiro sem defeito e passavam seu sangue no umbral das portas para serem protegidos da morte quando o Anjo do Senhor passasse em frente de suas casas. O sinal do sangue demonstrava que criam no Senhor.  Eles eram salvos pela fé em Deus, não pelo ritual em si.

Paralelamente, no Novo Testamento, Jesus foi morto como o cordeiro sem defeito para propiciar a libertação da morte eterna para aqueles que creem em Deus. Jesus pagou o preço dos pecados de todos aqueles que creem em Deus para sempre, de forma que os antigos sacrifícios para perdão de pecados não eram mais necessários. Ele foi suficiente. Ele também ressuscitou, o que dá várias garantias para os filhos de Deus, como a convicção de que um dia também ressuscitarão (1Co 15.20), de que são justificados (Rm 4.25) e que são regenerados (1Pe 1.3). Por isso, relembrar a Páscoa é tão importante, porque ela ensina sobre o amor maravilhoso de Deus que transforma a vida completamente daquelas que creem nEle. Elas são perdoadas e podem desfrutar da proximidade com Ele eternamente. 

Que tal agradecer mais uma vez pela libertação do povo e pelo sacrifício suficiente de Jesus por você? Que tal pedir perdão por seus pecados e ajuda a Deus para continuar O obedecendo?

Oração: Senhor, muito obrigada pela Tua mão sobre a história do povo de Israel, que tem reflexos e nos ajuda até hoje. Obrigada porque o Senhor sempre está cuidando do Teu povo e porque providenciou a salvação eterna para ele. Ajude-me a sempre relembrar do sacrifício de Jesus e continuar a te obedecer. Em nome de Jesus, amém!