“Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações: como tu fizeste, assim se fará contigo: a tua maldade cairá sobre a tua cabeça.Ob.1:15.

Quando se fala em relacionamentos existe uma regra de ouro indispensável para mantê-los saudáveis e duradouros, “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas Mt7:12”.

No entanto, no texto de Ob.1:15 vemos o oposto dessa regra e o seu resultado “como tu fizeste assim se fará contigo”, “a tua maldade cairá sobre a tua cabeça”. Este versículo foi direcionado aos edomitas um povo orgulhoso e rebelde que não considerava, nem temia ao Senhor. Gente que não se cansou de praticar maldades contra seus parentes próximos, os israelitas. 

Por esse motivo, receberam a sentença da lei da semeadura da parte do Deus justo que não fecha os olhos para o mal praticado pelos homens, pois, o Senhor retribui aos pecadores rebeldes conforme seus pecados:

  • Faraó ordenou o afogamento dos bebês hebreus do sexo masculino e colheu o afogamento do exército egípcio (Ex.1; 14:26-31).
  • Os príncipes e presidentes que tramaram para jogar Daniel na cova dos leões foram jogados nela com seus filhos e mulheres (Dn.6).
  • O justo é libertado da angústia e o ímpio a recebe em seu lugar (Pv.11:8).

Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que o homem semear, isso também colherá Gl.6:7.

Não vemos aqui referências em que o ofendido executa a vingança, pois, diz o Senhor: “Minha é a vingança; eu recompensarei” Rm.12:19. Somente o Senhor age justamente, Ele mesmo dará o fruto da colheita da ofensa. 

Ore ao Pai.

Senhor Deus, que meu coração tema diante da tua justiça, se mova em direção à obediência e seja grato pela justificação pela fé mediante a graça, obrigada pela certeza de que o Senhor não se cala diante da injustiça e que certamente retribuirá os maus segundo sua maldade, que todos saibam que “os julgamentos de Deus são verdadeiros e justos Ap16:7”. Nos méritos de Jesus, o Cristo, eu oro. Amém.

Por Ravena Rodrigues Ibiapino