Como vimos na última semana, os edomitas levaram adiante o conflito familiar ocorrido entre Esaú e Jacó e por milhares de anos não perderam a oportunidade de demonstrar amargura e desprezo pelos israelitas, inclusive de forma violenta e impiedosa, um dos primeiros relatos desse desafeto está escrito em Nm.20:14-21.  Durante a peregrinação do Egito à terra prometida, Moisés insistiu aos edomitas que os deixassem passar por seu território e eles não permitiram, ao invés, vieram com muita gente e mão forte para negar cabalmente o pedido,  em Obadias o profeta faz as seguintes acusações aos edomitas:

  1. Mesmo presentes vocês não socorreram à Israel (v.11);
  2. Vocês se alegraram com a queda de Judá (v. 12, ver também);
  3. Vocês saquearam a cidade (v.13);
  4. Impediram que os fugitivos escapassem e os entregaram aos inimigos (v.14)

Tantos desentendimentos levaram o Senhor a declarar que iria destruir os edomitas, assim, Deus revela ao profeta uma trama internacional das nações aliadas contra os edomitas:

Obadias 1:1 Visão de Obadias. Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom: “Ouvimos uma notícia vinda do Senhor, e um mensageiro foi enviado às nações para dizer: ‘Preparem-se! Preparem-se para a guerra contra Edom!’

Sim, existem muitos eventos desastrosos, muitas tragédias e misérias acontecem no mundo, corrupções e inúmeras injustiças. No entanto, nenhuma delas está fora do controle de Deus, de alguma forma por Sua soberania o Senhor usa os atos maus dos homens para punir os injustos, disciplinar seu povo e alertar as nações. Deus não compactua com o mal, mas usou os interesses e as nações aliadas para serem instrumento em suas mãos do Deus Soberano, pois o Senhor governa o universo!

Ao encontrar com os irmãos que o venderam aos egípcios, José fala sobre essa ação soberana de Deus nos eventos negativos de sua vida quando disse em Gn.50:20 ‘vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora’. E em Gn. 45:8 ‘assim, não foram vocês que me enviaram para cá, e sim Deus, […]’.

Essa verdade pode ser assustadora para um incrédulo, mas é fonte de esperança e descanso para que crê no Senhor, em Deus não há crise, não há variação, não há insegurança ou incertezas, em Deus o cristão pode experimentar do repouso que o salmista experimentou quando disse: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente  diz ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.”  Pois ele livrará você do laço do passarinheiro e da peste perniciosa (Sl. 91:1-3). Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro (Sl.4:8). Você consegue sentir tamanha paz? Que possamos viver a cima das situações que atormentam os homens, pois, o Senhor já nos deu a segurança que precisamos.

Ore ao Pai

Deus Soberano te rendo graças pela segurança que encontro em Ti, me ensina a viver de modo digno, gozando da paz e descanso do teu governo justo e bom, em nome de Jesus, amém!

 

Por Ravena Rodrigues Ibiapino