Uma série de vidas reais

O livro de Obadias é o menor do AT, sobre o autor, só se sabe basicamente seu nome, que significa servo do Senhor. Esse servo recebeu do próprio Deus uma visão que trazia mensagens de julgamento, sentença, castigo para Edom e as nações, bem como a restauração para Israel.

Para entendermos melhor, uma breve contextualização se faz necessária.

O povo de Edom ou edomitas se tratava dos descendentes de Esaú, irmão primogênito gêmeo de Jacó, que vendera seu direito de primogenitura ao irmão mais novo por um prato de cozido (Gn.25:29-34) e ambos filhos de Isaque e Rebeca. Diz a Bíblia que os irmãos lutavam desde o ventre, Deus disse a Rebeca que duas nações estavam em seu ventre (Edom e Israel), uma seria mais forte e o filho mais velho serviria o mais jovem (Gn.25:22-23).

Dessa forma, os pais sabiam que o filho mais novo seria o dono da bênção, mas algo extremamente danoso ocorreu naquela família, a predileção dos pais pelos filhos. O problema era que Isaque amava Esaú e Rebeca amava Jacó e cada pai tramava para que seu filho favorito se saísse bem. Isaque se preparou para abençoar Esaú quando lhe propôs que preparasse uma caça, ignorando a vontade de Deus.  Ao ouvir o que dissera seu marido, Rebeca tenta dar uma mãozinha a Deus, que parecia desavisado da situação que ia contra Sua palavra, assim, Rebeca e Jacó enganaram Isaque e Esaú, roubando a bênção Gn.27. Após, o filho mais novo precisou fugir da ira do seu irmão para anos mais tarde se reencontrarem e aparentemente resolverem o dissabor Gn.33.

Parece um capítulo de série bem tenso não é mesmo? Se trata de um conflito familiar que resultou em milhares de anos de inimizade, rivalidade e amargura, o encontro de reconciliação aparentemente resolveu a questão entre irmãos, que ainda assim não se juntaram, foram habitar em regiões distantes um do outro, a inimizade ainda estava viva, os descendentes de Esaú levaram adiante o conflito familiar. Existem inclusive algumas referências a tensões entre os descendentes de Esaú e Jacó posteriormente, onde os edomitas se opuseram a Saul, foram subjugados por Davi de Salomão, lutaram contra alguns reis israelitas e em muitas invasões  a Israel os edomitas estavam ao lado dos inimigos, guardavam uma inimizade perpétua Ez.35:5. Ainda assim, a Lei de Moisés ordenava que os israelitas tratassem os edomitas como irmãos DT.23:7, era isso que eles eram.

Notaram? Parece um conflito familiar simples entre irmãos que, no entanto, resultou em guerras entre nações por anos a fio. Às vezes perdemos a noção do quanto os conflitos e pendências não resolvidas possuem uma raiz de destruição em nossos relacionamentos, até mesmo envolvendo pessoas que participaram sequer  do fato.

Percebam que tudo começa quando homem pensa que sabe mais que Deus, querendo controlar situações, quando se deseja dar um jeitinho nas coisas e escrever uma história melhor que o Senhor, assim como Isaque e Rebeca ou você e eu, conflitos surgem quando desejamos sempre ser superiores aos outros, quando queremos prevalecer sobre os outros, quando não medimos esforços para obter o que queremos, como Isaque e Jacó ou você e eu, mesmo que signifique desconsiderar a vontade do Senhor.

A santa palavra diz:

Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Pv.3:7.

Vês uma pessoa sábia aos seus próprios olhos? Certamente há mais esperança para o tolo do que para essa pessoa Pv.26:12.

Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e inteligentes na sua própria opinião! Is.5:21.

A Deus toda sabedoria!

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo Fp.2:3.

A Deus Toda Glória!

Vocês, orem assim:

“Pai nosso, que estás no céus! Santificado seja o Teu nome. Venha o Teu Reino: seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. Mt. 6:9-10. 

Ensina-me  a fazer a Tua vontade, pois tu é o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano. Sl.143:10.


A Deus todo domínio de tudo!

Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Efésios 4:31-32.
A Deus todo louvor, que o louvem ao verem nossas boas obras!

Aqui, apenas na contextualização já temos valiosas lições:

  • Às vezes não percebemos, mas o Senhor continua soberano, governando as nações e até mesmo os detalhes da nossa vida;
  • O verdadeiro amor consiste em se fazer servo, se entregar pelos outros, e não ser servido;
  • Nós não temos o amanhã, quando o hoje parecer estar desmoronando, pode ser o próprio Deus recriando conforme Sua vontade, apenas confie, tire a mão da massa, não tente controlar ou manipular as pessoas, as situações e os meios, o Senhor não precisa de ajudinhas desse tipo;
  • Resolva pendências, peça perdão com verdade de intenções e perdoe com inteireza de coração, ao olhar pra trás você até pode se lembrar, mas não deveria mais sentir dor, nem mesmo amargura.

Ore ao Pai

Deus bendito, ajuda-me por tua graça a confiar em Ti e na Tua bondade a ponto de não me envolver em manipular as situações que me favoreçam, ensina-me a servir sem esperar retribuição em troca e me capacita a ser obediente para perdoar com inteireza de coração. Oro com a certeza que receberei teu favor nos méritos de Jesus, o Cristo.

 

Por Ravena Rodrigues Ibiapino