Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Oséias 4:6

A sociedade hoje em dia se nega a falar sobre pecado. Na verdade, o simples fato de dizer que alguém está errado já se torna um problema – e nem precisa ser pecado de fato. No entanto, “o mundo jaz no maligno” (I Jo 5.19), e a realidade é que, quanto mais o mundo se esquece de Deus, pior fica a sua situação. Se você acha que isso é novidade, dê uma olhada na profundidade do pecado do povo de Israel na época do profeta Oséias:

“Não há fidelidade, nem amor, nem reconhecimento de Deus nesta terra. só maldição, mentira, assassinato, roubo e adultério, eles quebram todos os limites e ocorrem derramamentos de sangue um atrás do outro”. Oséias 4.1,2

Qual a razão dada por Deus para estes comportamentos pecaminosos do povo (cap.4)? “Meu povo perece por falta de conhecimento” (v.6), seus líderes ignoraram a lei de Deus (v.6), trocaram Sua glória por desgraça (v.7), pecaram contra Deus e, ao invés de corrigirem e guiarem o povo, eles se alimentaram de seus pecados e sua maldade (v.8). Eles abandonaram o Senhor para se envolverem em prostituição e bebedice, idolatraram imagens de madeira, foram infiéis a Deus e sacrificaram nos montes a outros deuses (v.10-13).

O resultado é que, porque estas coisas removem o entendimento, o conhecimento, o povo perece – “um povo sem conhecimento é arruinado” (v.14). A ordem de Deus ao povo e aos seus líderes era clara:

Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse. Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa. Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde manam leite e mel, como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados. Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. Deuteronômio 6:1-9

Quando os líderes falharam em ensinar ao povo a lei de Deus, e os pais falharam em ensinar sobre quem Deus é aos seus filhos, o povo se afastou dos caminhos de Deus, porque não O conheciam. E nós amamos a quem conhecemos. Se não há conhecimento de Deus, não há amor e temor a Deus. Mas veja o convite dado por Oséias:

Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. ” Oséias 6:3

A chuva de inverno (ou chuva temporã) caía durante o outono no tempo de semear a terra, garantindo assim, a colheita do inverno. Sem essa chuva a semente não germinava. A chuva de primavera (também chamada de serôdia) caia durante as primeiras semanas da primavera, logo antes da colheita, e era necessária para fazer com que a plantação terminasse de amadurecer. O clima era tão previsível na região, que o povo de Israel planejava o cultivo de seus alimentos começando a semear com a primeira chuva, no outono, e fazendo a colheita logo após as últimas chuvas, na primavera. É assim que Deus é para nós.

Em meio à escuridão do pecado do povo, Deus promete vir como o sol. Em meio a um povo morto, sem frutos, Ele é a chuva que traz vida. Ele é tudo aquilo que precisamos para a vida! E Sua vinda é certa assim como o amanhecer e as chuvas o são.

Qual a sua realidade hoje? Você tem se dedicado a aprender mais sobre Deus e seus mandamentos? Você teme a Deus? Você conversa sobre ele? Quanto tempo você tem dedicado a isso? Você reconhece que Ele é tudo o que você precisa para viver?

Oração: Senhor, quero conhecer a Ti. Vem sobre mim como chuva para que eu dê fruto que Te glorifique. Que a cada dia eu busque conhecer-Te mais e mais de maneira a viver uma vida de obediência a Ti. Que em tudo o que eu fizer possa me lembrar de Ti – enquanto ando, canto, sento, durmo ou acordo. Eu te amo, Senhor. Ouça, coração meu, Deus é o Senhor, o meu Deus, o único Senhor! Amém.